Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: PSD levanta suspensão a deputado do PND

Relacionados

Maioria PSD quis transmitir um «sinal político de repulsa e condenação», mas sabia que suspensão era uma ilegalidade

O deputado do PND/Madeira, José Manuel Coelho, já não está suspenso. O PSD teve mesmo de levantar a suspensão que tinha decretado por o deputado ter desfraldado a bandeira nazi no parlamento regional para demonstrar o que pensa do governo madeirense. A garantia foi dada ao IOL-PortugalDiário por Guilherme Silva, deputado social-democrata eleito pela Madeira.

Parlamento está suspenso

PUB

Deputado do PND impedido de entrar no Parlamento

Imunidade parlamentar deve ser respeitada

Deputado exerceu «direito à liberdade de expressão

Cavaco tem acompanhado situação na Madeira

Segundo explicou ao nosso jornal Guilherme Silva, apenas os trabalhos no Parlamento estão suspensos, mas assim que forem retomados, o que este deputado espera «que aconteça o mais breve possível, até porque há normas constitucionais que estabelecem prazos para a suspensão dos trabalhos», José Manuel Coelho entrará livremente na assembleia regional.

PUB

A suspensão do deputado do PND, explica Guilherme Silva, «foi um sinal político de repulsa e condenação da atitude de José Manuel Coelho, mas a maioria PSD sabia que não podia manter uma situção de ilegalidade».

Quanto a uma eventual intervenção do Presidente da República para o levantamento da suspensão, Guilherme Silva explica que Cavaco Silva esteve em contacto com o representante da República, porque «estava preocupado com uma eventual manutenção da ilegalidade». Mas o PSD/Madeira, garante, «estava consciente da ilegalidade da suspensão.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça, disse que o parlamento «não fechou portas» e que a discussão do Orçamento Regional para 2009 decorrerá nos prazos estabelecidos, ou seja, 09,10,11 e 12 de Dezembro.

Em declarações à Agência Lusa, Miguel Mendonça começou por esclarecer que a Assembleia Legislativa da Madeira «não fechou as portas para sempre» conforme notícias de alguma comunicação social numa abordagem que classificou de «maldosa, tendenciosa e de má fé sobre o funcionamento deste órgão de governo próprio da Região».

PUB

«Nós temos ainda tempo para reabrir os trabalhos parlamentares e retomarmos a vida normal deste órgão de governo próprio da Região», acrescentou.

«Foi uma situação insólita e inédita protagonizada pelo senhor deputado do PND-M e nós vamos encontrar mecanismos para que esse senhor deputado não seja um elemento de arruaça dentro de uma instituição que lhe compete respeitar e prestigiar», diz Miguel Mendonça.

«Vamos saber qual é o tempo que o Ministério Público pode demorar a concluir o processo e, depois, então, vamos decidir». «E se essa resposta for de tal modo que «impeça» o agendamento de plenários para discussão do orçamento evidentemente que vou ter intervenção nisso e vou procurar ultrapassar essa questão», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas