Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: deputado vai continuar suspenso

Relacionados

Oposição madeirense reprova atitude de José Manuel Coelho, mas discorda da decisão do PSD e apela à intervenção do Presidente da República

Notícia actualizada às 19h

O presidente da Comissão de Regimentos e Mandatos da Assembleia Legislativa da Madeira, o social-democrata Tranquada Gomes, garantiu esta quinta-feira que o PSD-M não recuará na decisão de suspender o mandato do deputado do PND-M, José Manuel Coelho.

PUB

Pelo contrário, a oposição madeirense, apesar de condenar a atitude de José Manuel Coelho, reprova a decisão do PSD, com vários partidos a apelarem à intervenção do Presidente da República.

A polémica surgiu quando o deputado do PND-M, José Manuel Coelho, exibiu na Assembleia Legislativa uma bandeira nazi em protesto contra o «regime ditatorial» na Região Autónoma da Madeira.

Na sequência desta acção política, realizada na tribuna do parlamento madeirense, os deputados do PSD-M aprovaram um requerimento pedindo a suspensão do mandato do deputado.

Presidente da República acompanha situação

Deputado do PND impedido de entrar na AR

Imunidade parlamentar deve ser respeitada

PUB

Deputado do PND exerceu «direito à liberdade de expressão

Monteiro exige intervenção do PR

Lembra-se quando Jardim utilizou Hitler como arremesso político?

«O PSD-M não vai recuar na decisão que apresentou independentemente de algumas fragilidades jurídicas que possam apontar ao requerimento porque não é admissível que o parlamento pare os seus trabalhos porque um deputado decide intervir da forma insidiosa como o fez», garantiu Tranquada Gomes.

O deputado realçou ser esta «uma situação excepcional», justificando a posição assumida pelo PSD-M com «base na violação dos princípios parlamentares e dos deveres dos deputados».

PUB

PS-M apela à intervenção do Presidente da República

O líder do Grupo Parlamentar do PS-M, Victor Freitas, lamentou a atitude assumida pelo deputado do PND-M mas condenou o requerimento aprovado pelo PSD-M de suspender o mandato de José Manuel Coelho, apelando à magistratura de influência do Presidente da República.

«Aquilo que é a Constituição, o Estatuto e as práticas parlamentares devem levar o Presidente da República a reflectir sobre os seus poderes e o seu papel em relação à Madeira».

Quanto ao presidente do CDS/PP-M, José Manuel Rodrigues, condenou tanto a iniciativa do deputado do PND-M como o requerimento do PSD-M, sustentando que «contra uma ilegalidade actua-se com a legalidade e não com uma ilegalidade».

Por seu turno, o deputado do PCP-M, Edgar Silva, lembrou o provérbio popular «quem semeia ventos, colhe tempestades» e responsabilizou os dirigentes do PSD-M de estarem a proporcionar um clima de hostilidade na vida política regional.

O deputado do BE-M, Roberto Almada, considerou ser grave a exibição de símbolos nazis mas sublinhou que o Parlamento não pode responder a uma ilegalidade com uma outra ilegalidade, designadamente a suspensão do mandato do deputado do PND-M «por uma maioria parlamentar».

PUB

Relacionados

Últimas