Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE/África: Cavaco Silva lança aviso

Relacionados

Presidente afirma que «o respeito pelos direitos humanos» é essencial

O Presidente da República, Cavaco Silva, advertiu hoje que «o respeito pelos direitos humanos, a liberdade, a democracia» é essencial para o relacionamento entre a União Europeia (UE) e África, escreve a Lusa.

O aviso foi feito por Cavaco Silva na abertura da Cimeira de Juventude África-Europa, no Centro Ismaili, em Lisboa, que, a três dias da II Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, aproveitou para falar sobre a reunião de sábado e domingo entre a União e África.

PUB

Neste encontro, os 27 e os países africanos deverão adoptar uma «estratégia comum», «baseada no respeito mútuo e em valores e interesses comuns», entre eles os direitos humanos, que mencionou por duas vezes num discurso de cinco páginas.

«Neste quadro, é particularmente significativa a importância central atribuída a valores como o respeito pelos direitos humanos, a liberdade, a democracia, a igualdade, a justiça e a solidariedade», afirmou Cavaco Silva, perante uma plateia de cerca de 300 jovens europeus e africanos.

Três dias antes da cimeira em que a presença do presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, gerou controvérsia, originando a ausência do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, protestos contra a violação dos direitos humanos no país, Cavaco Silva mencionou, por duas vezes, a defesa dos direitos humanos e da democracia.

Além da necessidade de «produzir resultados palpáveis», o plano que acompanha a estratégia conjunta UE-África deve abranger «matérias tão importantes como a promoção da paz».

Em declarações aos jornalistas, o Chefe do Estado português considerou a cimeira de sábado e domingo «muito importante». «É da maior importância que dois continentes vizinhos possam dialogar de forma aberta e sem complexos», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas