Já fez LIKE no TVI Notícias?

25 de Abril com Cavaco, Sampaio, Soares e Eanes

Relacionados

37.º aniversário da revolução é assinalado com uma cerimónia inédita no Palácio de Belém

O 37.º aniversário do 25 de Abril é assinalado com uma cerimónia inédita no Palácio de Belém, que junta os quatro Presidentes da República eleitos pós-revolução: Cavaco Silva, Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes.

Com o cancelamento da tradicional sessão solene comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República, devido à dissolução do Parlamento, a cerimónia no Palácio de Belém irá assim de alguma forma substituir as comemorações parlamentares.

PUB

A cerimónia em Belém terá início às 12:00, com as intervenções dos três ex-chefes de Estado Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes e um discurso do actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois, Cavaco Silva agraciará sete personalidades, entre as quais o antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, e condecorará o Banco Alimentar Contra a Fome como membro honorário da Ordem da Liberdade.

A assistir à cerimónia estarão o primeiro-ministro, José Sócrates, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, e o líder da bancada parlamentar democrata-cristã, Pedro Mota Soares.

Entre os convidados estará ainda uma delegação do PS, constituída, entre outros, pelo líder parlamentar, Franscisco Assis, e pelos deputados Ana Catarina Mendes, Sérgio Sousa Pinto e Maria de Belém Roseira.

Pelo BE estarão presentes o líder da bancada parlamentar, José Manuel Pureza, e os deputados Luís Fazenda e Pedro Soares, enquanto a delegação do PCP será composta pelo líder parlamentar, Bernardino Soares, e pelo deputado Miguel Tiago. A delegação do PEV irá integrar, entre outros, os deputados José Luís Ferreira e Heloísa Apolónia.

PUB

Durante a tarde, os jardins do Palácio de Belém estarão abertos ao público, que poderá visitar várias exposições, além de assistir a espetáculos musicais.

Ainda durante a tarde, irá realizar-se o habitual desfile na Avenida da Liberdade, que contará com a presença de vários representantes do PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes.

Os jardins do Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, estarão abertos ao público entre as 15:00 e a 18:00, tal como a Assembleia da República, entre as 14:30 e as 18:00.

PUB

Relacionados

Últimas