Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ponte: opção Beato-Montijo «é melhor»

Relacionados

Estudo de especialista em transportes vai ser entregue no LNEC

O estudo sobre a Terceira Travessia do Tejo, elaborado pela empresa de consultadoria TIS, demonstra que a opção Beato-Montijo é superior à Chelas-Barreiro em 14 dos 15 critérios analisados, revelou esta segunda-feira à Lusa José Manuel Viegas.

O estudo, desenvolvido pela empresa de consultadoria presidida por Viegas, é uma «versão aprofundada» do estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e será entregue ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na terça-feira, de modo a integrar a análise comparativa que o laboratório está a elaborar.

PUB

Em declarações à Lusa, José Manuel Viegas explicou que o estudo consiste numa análise comparativa entre as duas soluções para a nova travessia do Tejo [Beato-Montijo e Chelas-Barreiro] tendo por base, além dos custos e do prazo de conclusão, um conjunto de 15 «critérios qualitativos», como ordenamento do território, desempenho rodoviário, desempenho ferroviário, operacionalidade do Porto de Lisboa, entre outros.

Nova ponte no Tejo será entre Chelas e Barreiro

Travessia do Tejo: «É um embuste»

«A análise comparativa dos 15 critérios demonstra a superioridade da solução Beato-Montijo em 14», sublinhou precisando que o único critério em que a solução avançada no estudo da CIP «perde» para a solução da RAVE é o tempo de ligação dos comboios suburbanos a Lisboa.

Na solução Beato-Montijo o tempo de ligação do serviço suburbano a Lisboa demora mais 1 minuto e 44 segundos que na solução Chelas-Barreiro.

PUB

Rede viária

O estudo demonstra que, no conjunto dos viajantes, a opção Beato-Montijo representa «grandes ganhos de valor de tempo e apresenta um melhor enquadramento na rede viária e no transporte de mercadorias».

«O desenvolvimento extenso da solução resolve de forma definitiva todas as dúvidas que havia sobre a viabilidade física da solução Beato-Montijo», destacou adiantando que o estudo elaborado pelos técnicos da TIS inclui também uma análise de impacto paisagístico.

Beato-Montijo é melhor

O estudo, que «demonstra que a solução Beato-Montijo é mesmo a melhor», será disponibilizado na terça-feira à noite no site da TIS.

Viegas espera que Estado compense trabalho

José Manuel Viegas, responsável por este estudo disse que o documento não teve um financiador, apesar de ter esperanças que o Estado o venha a compensar por este trabalho.

O especialista em transportes disse que a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), que financiou o primeiro estudo em que a opção Beato-Montijo foi apresentada «já não é um cliente».

PUB

«O estudo é independente da CIP é da responsabilidade da TIS. Ninguém pagou o estudo. Fizemo-lo por serviço público», sublinhou.

Apesar de considerar que as hipóteses de vir a ser contratado para integrar a equipa de técnicos da Rede de Alta Velocidade (RAVE) «são nulas», José Manuel Viegas tem esperanças de vir a ser ressarcido pelo Estado.

«Espero que o Estado me venha a pagar isto [o estudo], porque estamos a contribuir com valor para uma solução», justificou.

PUB

Relacionados

Últimas