Já fez LIKE no TVI Notícias?

CDS: Constâncio não tem «condições»

Relacionados

Caixa Geral de Depósitos (CGD) não é propriedade do «Bloco Central» PS/PSD

O CDS considerou hoje que o governador do Banco de Portugal, Victor Constâncio, reúne já reduzidas condições para continuar em funções e frisou que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) não é propriedade do «Bloco Central» PS/PSD, noticia a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Grupo Parlamentar do CDS, Diogo Feio, mostrou-se sobretudo surpreendido por o Banco de Portugal só ter actuado três anos depois de os alegados ilícitos do Banco Comercial Português (BCP) serem públicos.

PUB

Nas mesmas declarações, Diogo Feio afirmou ainda estranhar que a actuação da instituição presidida por Victor Constâncio em relação ao BCP só tenha ocorrido num momento em que a actual administração da CGD está em fim de mandato.

«Defendemos a regulação do sistema financeiro em Portugal, mas é agora evidente que a actual regulação não funcionou no caso do BCP», declarou o líder parlamentar do CDS.

Perante a alegada falha da regulação no caso do BCP, Diogo Feio declarou estar em causa o actual modelo de supervisão do sistema financeiro baseado no Banco de Portugal e considerou «estranho que a economia de mercado portuguesa apresente actualmente indícios de um capitalismo de Estado de todo inaceitável».

Em relação à situação na CGD, Diogo Feio sublinhou que a Caixa «é um banco cujo único accionista é o Estado, sendo por isso de todos os contribuintes e não uma propriedade do Bloco Central».

«Recusamo-nos a entrar na discussão de nomes para a administração da CGD e reafirmamos que o único critério aceitável para a nomeação [da nova gerência] é o da competência», vincou o presidente do Grupo Parlamentar do CDS.

No caso do governador do Banco de Portugal, Diogo Feio adiantou mesmo que essas questões deverão ser respondidas «até ao final da primeira semana de Janeiro».

«Se as condições do governador do Banco de Portugal para o exercício do seu cargo já são actualmente reduzidas, se não houver resposta [de Victor Constâncio] às nossas questões, então concluiremos que são nulas», advertiu o deputado.

PUB

Relacionados

Últimas