Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP: Santos Ferreira leva administradores da CGD

Relacionados

Lista para conselho de administração inclui dois dos actuais gestores da Caixa

A lista que Carlos Santos Ferreira está a preparar para o conselho de administração do Banco Comercial Português (BCP) inclui dois dos actuais administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), apurou a agência Lusa de fontes ligadas ao processo.

«Santos Ferreira, que esta quarta-feira comunicou ao ministro das Finanças a sua intenção de liderar uma lista ao conselho de administração do BCP, convidou os administradores do banco estatal Armando Vara e Vítor Fernandes para integrarem a lista para a administração do maior banco privado português».

PUB

A lista de candidatura ao conselho de administração do BCP tem de ser entregue até 28 de Dezembro, sexta-feira, ao presidente da mesa da assembleia geral do banco, Germano Marques da Silva, para poder ser votada pelos accionistas da instituição financeira na reunião magna de 15 de Janeiro.

Santos Ferreira formaliza saída da CGD

Santos Ferreira formalizará quinta-feira a sua renúncia ao cargo de presidente da CGD, junto do presidente do conselho fiscal da instituição financeira, Eduardo Pais Ferreira, como manda o Código das Sociedades Comerciais, e depois de hoje ter informado o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, da sua decisão, num encontro de uma hora, ao final da tarde.

«Tendo decido aceitar liderar uma lista candidata ao conselho de administração executivo do Banco Comercial Português, informei hoje sua excelência o ministro de Estado e das Finanças que apresentarei, amanhã [27 de Dezembro], aos órgãos sociais a minha renúncia ao cargo de presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos», anunciou Santos Ferreira, em comunicado, após a reunião com o ministro.

PUB

Crise no maior banco privado português

A candidatura de Santos Ferreira à presidência do maior banco português surge depois de o seu nome ter reunido um apoio alargado entre os principais accionistas do BCP, que se reuniram sábado num encontro promovido pelo presidente do conselho de administração da EDP - Energias de Portugal, António Mexia, e que durou cerca de três horas.

A crise no maior banco privado português agudizou-se sexta-feira, quando foi noticiado que o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, desaconselhava a candidatura de Filipe Pinhal e Christopher de Beck à liderança do BCP, depois dos indícios encontrados nas investigações que tanto o regulador do sector bancário como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) estão a fazer ao banco.

Ainda a 21 de Dezembro, Constâncio reuniu-se com os principais accionistas do BCP e terá desaconselhado, também, que estes apoiassem elementos que integraram a gestão do banco nos últimos sete anos, já que os indícios de irregularidades remontam a 2000 e 2001.

Santos Ferreira terminava, formalmente, o seu mandato na liderança da CGD a 31 de Dezembro deste ano, devendo ser eleitos novos órgãos sociais do banco estatal depois de aprovadas as contas relativas a 2007, em Março de 2008.

PUB

Relacionados

Últimas