Já fez LIKE no TVI Notícias?

Segurança social: passagem de bancários para regime geral aprovada

Relacionados

Conselho de ministros segue com decreto-lei

O Governo aprovou esta terça-feira a integração dos novos funcionários dos bancos no regime geral da segurança social.

A medida já tem decreto-lei que determina as condições desta abrangência.

PUB

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, «o Governo, as associações sindicais em representação dos trabalhadores e a Associação Portuguesa de Bancos em representação das instituições bancárias, acordaram em proceder à alteração dos acordos colectivos de trabalho e em legislar de modo a que todos os novos trabalhadores que forem contratados para o sector sejam abrangidos pelo regime geral de segurança social».

Já aos actuais trabalhadores, e respectivas entidades empregadoras, abrangidos pelo regime de protecção social dos bancários, garante-se a manutenção da vigência desse regime.

O Governo sublinha, neste ponto, que a mudança não altera «o total respeito pelos direitos adquiridos e em formação, que doravante funcionará em regime fechado».

Actualmente existem trabalhadores das instituições de crédito inscritos na segurança social com protecção em todas as eventualidades e existem outros protegidos apenas para as eventualidades de doença profissional, parentalidade e desemprego, sendo a doença, invalidez velhice e morte asseguradas pela respectiva entidade empregadora.

«Este tratamento desigual criava desigualdades de tratamento entre os trabalhadores e entre as instituições de crédito», conclui o documento do Conselho de Ministros.

PUB

Relacionados

Últimas