Já fez LIKE no TVI Notícias?

Transportes: 400 ferroviários protestam contra liberalização

Relacionados

Não se prevêem interrupções na circulação dos comboios

Quatro centenas de representantes de sindicatos ferroviários de Portugal, Espanha e França manifestam-se esta quinta-feira na fronteira Irun/Hendaye, entre Espanha e França, no segundo dia de protesto contra as políticas para liberalização do sector.

«Vamos reunir-nos junto à estação de Irun/Hendaye e depois deveremos passar a fronteira», contou à «Lusa» José Manuel Oliveira, o dirigente do Sindicato português dos Ferroviários, adiantando que o protesto será pacífico, não se prevendo interrupções na circulação dos comboios.

PUB

José Manuel Oliveira, que já se encontra junto à estação Irun/Hendaye, explicou que os ferroviários contestam a política europeia de liberalização dos transportes ferroviários que consideram ir conduzir à degradação do que é essencialmente um serviço público e a consequente extinção de postos de trabalho.

«Acreditamos que a liberalização dos transportes ferroviários pode provocar uma diminuição da segurança dos transportes, com políticas de corte de custos, de redução de pessoas e de utilização de pessoal com menos formação especializada», salientou.

De acordo com o sindicalista, as políticas que estão a ser seguidas, que emanam das directivas da União Europeia, estão a conduzir à liberalização dos transportes ferroviários e à degradação do serviço público.

PUB

Relacionados

Últimas