Os bancos são um dos principais alvos das reclamações dos consumidores que, durante 2007, pediram ajuda à Associação de Defesa do Consumidor (DECO).
«O número de reclamações relativas aos bancos comprovam que algumas das suas práticas violam a lei», revela a associação num comunicado onde faz o balanço dos últimos 12 meses.
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Entre os principais motivos das reclamações estão os arredondamentos, as comissões pela amortização antecipada de crédito à habitação e a falta de informação relativa ao crédito ao consumo.
Neste sector, e também neste ano, os pedidos de apoio relativos ao sobreendividamento aumentaram, acrescenta a DECO.
Para a DECO, é necessário que o Banco de Portugal, enquanto entidade supervisora do sector bancário, «tome iniciativa legislativa para a criação de um sistema que compense o consumidor pela violação destas regras bancárias».
«O princípio do crédito responsável deve ser objecto de regulamentação, evitando-se desta forma a concessão de crédito fácil, imediato e pretensamente barato», conclui.
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