Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP adquire Agrupación Eólica por 346 milhões de euros

Relacionados

A Energias de Portugal (EDP) adquiriu, através da Novas Energias do Ocidente (NEO), a Tarcan, da Ceasa, e a Agrupación Eólica por 346 milhões de euros, um montante que engloba o valor das empresas e as dívidas financeiras que a eléctrica nacional vai assumir.

«A NEO, empresa do Grupo EDP para o desenvolvimento de projectos no sector das energias renováveis, assinou hoje acordos para a compra de 100 por cento do capital social da Tarcan, Ceasa Promociones, e Agrupación Eólica, um grupo de empresas actualmente designado por Agrupación Eólica», de acordo com o comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estas operações foram realizadas «por um equity value global de 346 milhões de euros», diz o comunicado que adianta que «a dívida financeira líquida destas empresas deverá ascender, em termos agregados, no final de 2006, a aproximadamente 64 milhões de euros (dos quais 23 milhões são relativos a suprimentos)».

PUB

Esta operação, que «contou com o apoio da ABN AMRO e do Espírito Santo Investimento», «não está sujeita a aprovação prévia por parte de nenhuma autoridade reguladora», explica a EDP.

«A Agrupación Eólica actua no sector das energias renováveis em França e em Espanha e detém um portfólio de 1.199 Megawatts (MW) de capacidade, dos quais 155 MW já se encontram em operação, 52 MW em construção e 992 MW em diferentes fases de desenvolvimento».

A EDP é uma das empresas finalistas no concurso para a compra da empresa espanhola de energias renováveis Ceasa, empresa a que EDP comprou Tarcan, um negócio que poderá custar entre 300 e 500 milhões de euros e ao qual concorrem outras três empresas.

PUB

Relacionados

Últimas