Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses não poupam para a reforma

Relacionados

Os portugueses são os menos que acreditam na «sobrevivência da reforma» mas também são os que menos poupam para o futuro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Axa, que elaborou, pelo terceiro ano consecutivo, o Barómetro Reforma.

«Os portugueses são os que menos acreditam que o sistema público de pensões até aos 75 anos», avança o estudo. De acordo com os inquiridos no activo, 95 por cento considera que o actual sistema de reformas está a atravessar dias difíceis, considerando que «está em crise» (34%), «está com um problema sério» (40%) ou está com alguns problemas (21%).

No entanto, apesar da descrença, só «uma minoria (37%) dos activos já começou a preparar a reforma».

PUB

Mas os portugueses não são os únicos reticentes à poupança. Também Espanha e Itália são «pouco amigos» de poupar.

Estado deve ter responsabilidade de assegurar reforma

De acordo com o barómetro divulgado esta terça-feira, 87% dos portugueses activos consideram que a pensai da reforma deverá ser responsabilidade do Estado. No entanto, 58% dos portugueses já começam a dar importância ao papel do indivíduo.

Segundo o mesmo estudo os portugueses e os espanhóis «são os que mais apontam dependência do Estado». «O papel do indivíduo e do empregador é pouco considerado pelos países da Europa em comparação com os países da Europa», acrescenta.

O inquérito foi feito a 608 indivíduos (306 activos e 302 reformados) pela empresa de estudos de mercado GfK Metris em Portugal e envolveu mais 16 países.

PUB

Relacionados

Últimas