Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo lança 400 unidades de apoio a desempregados

Relacionados

Gabinetes de Inserção Profissional vão estender apoio assegurado por Centros de Emprego

O Governo vai criar 400 Gabinetes de Inserção Profissional. A medida, anunciada esta segunda-feira pelo ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, prevê que estas novas unidades de apoio aos desempregados se distribuam pelo país em função das necessidades.

Neste ponto, 173 surgirão na Região Norte, 118 na Grande Lisboa, 60 no Centro, 34 no Alentejo e 15 no Algarve.

PUB

Desemprego: Governo ataca com 580 milhões

Crise: efeitos no emprego são os mais dolorosos

Os novos Gabinetes de Inserção Profissional vão estender a acção dos Centros de Emprego, nomeadamente o apoio à procura activa de trabalho, acompanhamento personalizado, captação e divulgação de ofertas, encaminhamento para qualificação e divulgação de medidas de apoio.

O concurso para a sua criação abre a 4 de Fevereiro e exigirá a contratação de mais pessoal, devendo os mesmos gabinetes surgirem em autarquias, associações sindicais ou empresariais e entidades sem fins lucrativos.

Centros de Emprego estão mais eficazes

O ministro Vieira da Silva sublinhou que estes novos centros de apoio são uma medida de «aproximação às pessoas» que estejam a sentir na pele os efeitos do desemprego e enquadra-se no conjunto de apoios do Governo em resposta à crise financeira global.

Já sobre a eficácia dos Centros de Emprego, o membro do Executivo considerou que a sua «eficácia tem vindo a crescer nos últimos anos» na promoção do emprego, mas reconheceu que uma grande parte da contratação se faz por outros mecanismos.

«Os Centros de Emprego não têm o monopólio da contratação», sublinhou Vieira da Silva, acrescentando não ter nada contra outros mecanismos.

PUB

Relacionados

Últimas