Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da Galp caem 8,4% para 109 milhões de euros

Relacionados

EBITDA soma 3,3%

O resultado líquido ajustado da Galp caiu 8,4 por cento para os 109 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

A empresa totalizou um resultado líquido de 175 milhões de euros, ou seja mais 33 milhões de euros do que em relação ao período homólogo.

PUB

«Este aumento resulta da valorização de inventários, reflectida no efeito stock, mais de duas vezes superior ao valor verificado em 2007, principalmente devido à subida acentuada do preço do crude e dos produtos petrolíferos», sublinha a Galp em comunicado.

De referir que o resultado líquido ajustado a replacement cost foi penalizado pelo aumento de 29 milhões de euros no imposto pago, devido ao aumento das vendas de crude com origem em Angola.

Já o EBITDA foi de 234 milhões de euros, ou seja, uma subida de 3,3% face ao período homólogo de 2007.

De acordo com os dados da petrolífera, a produção working de crude atingiu os 13,8 mil barris diários, ou seja, menos 20% do que os 17,2 mil barris em igual período do ano passado.

Vendas de gás sobem 32%

Em matéria de margem de refinação, a Galp registou uma descida de 47% face ao primeiro trimestre e a cobertura da actividade de refinação pela actividade de destribuição de produtos petrolíferos foi de 73% no trimestre.

PUB

Já as vendas de gás natural aumentaram 32% para um total de 1.471 milhões de metros cúbicos face ao trimestre homólogo.

Menos 13 estações de serviço

Relativamente aos volumes vendidos a clientes directos, a Galp teve uma desvalorizção dos volumes de retalho e de GPL, de 4,6% e 7,5%, respectivamente.

No final do trimestre, a Galp contava com menos 13 estações de serviço do que no mesmo período de 2007, ou seja um total de 1.025 espaços.

Quanto ao investimento, a Galp cresceu em 23 milhões para um total de 99 milhões de euros. A maior parte, ou seja cerca de 64 milhões de euros, foi canalizada para a actividade de exploração e produção.

As acções da Galp Energia encerraram a desvalorizar 0,42% para 16,61 euros.

PUB

Relacionados

Últimas