Já fez LIKE no TVI Notícias?

Associação quer dedução do IVA nos veículos de passageiros

Relacionados

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) defendeu hoje o alargamento aos automóveis de passageiros da possibilidade de dedução do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) em caso de uso profissional.

«Queremos que os automóveis de passageiros para uso profissional possam deduzir o IVA, à semelhança do que já se faz no caso dos comerciais ligeiros», disse à agência «Lusa» o presidente da direcção da ARAN, António Teixeira Lopes.

O dirigente referiu ainda que são cada vez mais as viaturas de passageiros, e não apenas os comerciais ligeiros, os únicos que actualmente beneficiam da dedução, a serem utilizadas por empresas.

PUB

Desta forma, «seria dado um contributo para o aumento da competitividade da economia portuguesa e, em particular, do sector automóvel», sustenta.

Além disso, realçou, «esta medida seria uma forma de contribuir para o relançamento do negócio automóvel em Portugal, que já é bastante penalizado pelo elevado Imposto Automóvel (IA), entre outros factores».

Segundo o dirigente, noutros países da Europa, nomeadamente em Espanha e na Alemanha, as empresas podem já deduzir o IVA nas viaturas novas adquiridas para utilização profissional, sejam elas comerciais ou de passageiros.

«A dedução do IVA no caso dos automóveis de passageiros ligeiros usados pelos profissionais liberais seria também bem vista pela ARAN», salientou.

A associação transmitiu, no passado dia 16, a sua posição ao grupo de trabalho para o sector automóvel, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Económicos da Assembleia da República, e enviou uma carta ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomáz.

PUB

Relacionados

Últimas