Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crescimento da Zona Euro pode ser ainda menor do que o esperado

Relacionados

O crescimento económico da Zona Euro em 2005 pode ficar-se pelos 1,2%, segundo previsões da Comissão Europeia hoje divulgadas. A verificar-se esta perspectiva, a expansão será menor do que se julgava até agora, já que Bruxelas tem vindo a apontar para um crescimento de 1,6%.

Esta previsão resulta do ritmo de crescimento registado até agora. No primeiro trimestre, a economia dos Doze avançou 0,4%, registando depois uma expansão de 0,3% no segundo trimestre. No entanto, Bruxelas ressalva que se têm notado alguns sinais de aceleração da actividade económica no segundo semestre do ano.

Os empresários parecem estar mais confiantes e as condições de financiamento são favoráveis, mas a Comissão alerta para a possibilidade deste optimismo ser excessivo. No entanto, o consumo privado continua a demonstrar alguma resistência em recuperar.

PUB

No que se refere ao preço do petróleo, a Comissão parece acreditar que a crise está longe do fim, ao afirmar que os preços poderão continuar acima dos 60 dólares no médio/longo prazo. Em relação ao preço do Brent, medido em euros, diz que sofreu já um aumento de 70%, adiantando que esta subida representa alguns riscos para a inflação. No entanto, tem também uma vantagem: é que permite aumentar as importações dos países produtores de petróleo, beneficiando as empresas exportadoras da Zona Euro.

Outro dos riscos sublinhados pela Comissão é o do défice norte-americano, que ameaça penalizar fortemente o dólar e a economia norte-americana, arrastando com ela a mundial.

PUB

Relacionados

Últimas