Já fez LIKE no TVI Notícias?

DECO ensina-o a poupar centenas de euros neste Natal

Relacionados

Em altura de crise, nem mesmo o subsídio de Natal estica. Por isso, a DECO resolveu facilitar-lhe a vida e ensiná-lo a poupar centenas de euros nos presentes a comprar.

A associação de defesa para o consumidor visitou quase 2.000 lojas, para saber como pode esticar o seu orçamento para as prendas deste Natal. E garante que «é fácil poupar dezenas ou até mesmo centenas de euros num mesmo produto, se entrar na loja certa».

A DECO seleccionou alguns dos produtos mais procurados nesta época, como electrodomésticos de cozinha (como fornos, fogões, exaustores, placas e microondas), equipamentos de cinema em casa (televisores, plasmas, LCDs, leitores e gravadores de DVD e conjuntos de cinema em casa, por exemplo) e perfumes.

PUB

Lojas tradicionais mais baratas para electrodomésticos de cozinha

O estudo conclui que Porto, Braga e Aveiro são os distritos que praticam os melhores preços para comprar electrodomésticos de cozinha. «Nestes distritos, regra geral, a concorrência é maior, pelo que é possível fazer compras mais interessantes. Mas é preciso ter alguns cuidados na escolha da loja, pois pode perder muito dinheiro facilmente». Lisboa e Setúbal fecham o lote das regiões mais baratas.

Entre os tipos de estabelecimentos visitados, é nas lojas de electrodomésticos tradicionais que pode comprar mais barato e fazer grandes poupanças.

Cinema em casa: escolha grandes superfícies da especialidade

Também no que toca a «cinema em casa», é na procura que está o ganho.

«Se é amante do cinema e não dispensa o aconchego do seu sofá, a DECO PROTESTE dá-lhe uma ajuda para ter poupança e grandes filmes em sua casa. Braga, Porto, Aveiro e Lisboa são as regiões mais baratas para comprar os equipamentos de que precisa: leitores e gravadores de DVD, televisores, plasmas, ecrãs LCD e conjuntos de cinema em casa», revela o estudo.

PUB

Mas é também nesses distritos que um consumidor desprevenido pode fazer os piores negócios, se escolher a loja errada. Boas escolhas significam poupanças de centenas de euros.

Quando falamos de preços baixos e de variedade de produtos, as grandes superfícies da especialidade são líderes. Na verdade, é aí que pode comprar mais barato e fazer grandes poupanças. Assim, convém escolher atentamente, nos quadros, a morada para fazer compras.

Em Braga e Lisboa, por exemplo, seis marcas (Samsung, Panasonic, Sony, JVC, Pioneer e LG) podem ser compradas ao melhor preço. Aveiro é outras das regiões com lojas mais em conta. O distrito do Porto destaca-se pelo baixo nível de preços.

Os distritos mais caros estão no interior do País, como é o caso de Guarda e Beja. Também nas Ilhas, os preços são mais elevados, devido aos custos de transporte e falta de concorrência.

Dois perfumes ao preço de um se escolher a loja certa

Este Natal decidiu surpreender aquela pessoa especial pelo olfacto? Prepare-se para desembolsar dezenas de euros por alguns mililitros de charme. Em certos casos, se entrar na loja certa, pode comprar dois perfumes pelo preço de um. A equipa da DECO encontrou os melhores preços na região do Porto e Lisboa.

PUB

Nesta categoria de produtos, a recolha de preços incluiu as chamadas free-shops (nos aeroportos, por exemplo). A DECO verificou que o nível de preços nessas é semelhante ao das lojas tradicionais.

Lisboa e Porto são os distritos que praticam os melhores preços para comprar perfumes. Mas é preciso escolher bem a loja, pois pode perder muito dinheiro facilmente. Aveiro, Castelo Branco, Leiria e Faro completam o lote das regiões mais baratas do país.

Porque existem cada vez mais consumidores rendidos às compras pela Internet, a associação incluiu três lojas virtuais na comparação de preços, a par das perfumarias. Conclusão: comprar perfumes na Internet não é mais atractivo do que comprar nas lojas tradicionais mais baratas. Além disso, os portes de envio aumentam a factura. Só poderá compensar se comprar mais do que uma unidade.

PUB

Relacionados

Últimas