Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detectada comida imprópria em lares e infantários

Relacionados

Problemas graves de higiene foram detactados em lares e infantários, sobretudo ao nível da alimentação.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inspeccionou esta semana, no dia 26 de Setembro, lares e infantários com o objectivo de verificar se os serviços de fornecimento de refeições cumprem as regras de segurança alimentar, higiene e qualidade dos géneros alimentícios.

A operação decorreu em todo o país, envolvendo 30 brigadas da ASAE que inspeccionaram 44 operadores. Foram instaurados 35 processos de contra ordenação e 2 processos-crime que reflectem uma taxa de incumprimento da ordem dos 84%, refere a autoridade em comunicado.

PUB

Os processos-crime prendem-se com a detecção de produtos provenientes de abate clandestino e produtos avariados.

As principais infracções que estiveram na origem das contra ordenações são a falta de HACCP (sistema de auto controlo de géneros alimentícios), falta de formação, falta de higiene, falta de condições técnico funcionais, falta de licenciamento, falta de controlo de pragas, congelação incorrecta e falta de redes mosquiteiras. Foi suspensa a actividade de catering de um lar que fornecia escolas do concelho de Torres Vedras.

ASAE FISCALIZA PRODUCTOS À BASE DE CARNE

A ASAE inspeccionou na passada semana estabelecimentos (matadouros e/ou salas de desmancha e outros autorizados para o fabrico de enchidos fumados ou termizados) que se destinam à venda ao consumidor verificando se são cumpridas as normas de higiene e conservação definidas no Regulamento das Condições Higiénicas e Técnicas a Observar na Distribuição e Venda de Carnes e seus Produtos.

84 Operadores de Norte a Sul do país foram alvo de inspecções por 51 brigadas da ASAE. Foram instaurados 44 processos de contra ordenação devido, principalmente, a falta de higiene, falta de HACCP, deficiências técnico funcionais, falta de rotulagem de carne bovina, falta de formação, falta de marca de identificação, falta de licenciamento de sala de desmancha e falta de registos de entrada ou saída de carne bovina. A taxa de incumprimento verificada foi de 52%.

PUB

Relacionados

Últimas