Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detectados saldos irregulares

Relacionados

Depois dos alertas da DECO, que todos os anos recebe centenas de queixas de consumidores que se sentem «enganados» pelos saldos, chega a confirmação: existem muitas irregularidades nos saldos em Portugal.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efectuou quinta-feira, dia 18 de Janeiro, uma operação de fiscalização a operadores que estão a praticar saldos, promoções, liquidações e reduções de preços, com o objectivo de verificar o cumprimento das regras disciplinadoras deste período que se iniciou no passado dia 7.

Nesta operação da ASAE estiveram envolvidas 40 brigadas que inspeccionaram 497 operadores em todo o país (42 no Norte, 95 no Centro, 309 em Lisboa e Vale do Tejo, 18 no Alentejo e 33 no Algarve), localizados em zonas como Centros Comerciais e nas habitualmente designadas «Baixas» das respectivas localidades.

PUB

Foram instaurados 107 processos de contra-ordenação que reflectem uma taxa de incumprimento de 22%, revela a ASAE em comunicado.

«As principais infracções registadas prendem-se com a falta da indicação da data de início e fim da redução de preços, a falta de inscrição no cadastro comercial, a falta do livro de reclamações, a falta de data de início e fim dos saldos, a falta de afixação de preços e a falta de indicação de elementos suficientes para a avaliação da redução», refere a entidade fiscalizadora.

O enquadramento legal para estas infracções prevê coimas que podem atingir os 30 mil euros.

PUB

Relacionados

Últimas