Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP assina parceria para desenvolvimento de centrais no Brasil

Relacionados

A EDP, através da Energias do Brasil, assinou uma parceria com a MPX Mineração e Energia para o desenvolvimento de dois projectos de centrais térmicas no Nordeste brasileiro.

O acordo assinado pela holding da EDP, que consolida activos nas áreas de geração, comercialização e distribuição de electricidade, tem em vista a central UTE Maranhão, com capacidade instalada de 350 megawatts (MW), a ser construída em São Luís, e a UTE Pecém, com capacidade instalada de 700 MW, a ser construída na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

«A parceria prevê que cada um dos grupos deterá 50% de cada projecto. O objectivo é somar esforços que possibilitem o desenvolvimento das duas unidades térmicas, que consumirão carvão importado», diz a eléctrica portuguesa em comunicado.

PUB

O acordo prevê que a MPX pagará à Energias do Brasil 2,5 milhões de reais (972 mil euros) pelos direitos do projecto da UTE Maranhão, além de outros 7,5 milhões de reais (2,9 milhões de euros), na venda da energia do empreendimento.

Já a Energias do Brasil pagará à MPX 5 milhões de reais pelos direitos do projecto da UTE Pecém, mais 15 milhões de reais (5,8 milhões de euros) na venda da energia dessa central.

Com essa sociedade, a Energias do Brasil reforça sua actuação na área de geração de energia eléctrica, em linha com a estratégia de crescimento anunciada em sua abertura de capital. No intuito de criar alternativas de investimentos na área estratégica de geração, a companhia também desenvolve diversos estudos de viabilidade técnica e económico-financeira que compreendem aproveitamentos hidroeléctricos (AHEs) de média capacidade instalada e pequenas centrais hidroeléctricas (PCHs).

Os empreendimentos estão inscritos para o próximo leilão de energia A-5, ainda sem data definida.

PUB

Relacionados

Últimas