Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP vende ONI por 160 milhões de euros

Relacionados

(Actualizada com mais dados)

A EDP acordou vender a Oni à Win Reason, detida actualmente pela The Riverside Company, por 160 milhões de euros.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo administrador financeiro da eléctrica portuguesa, Nuno Alves, no âmbito da apresentação de resultados trimestrais da companhia.

PUB

De referir que a Win Reason, detida pela empresa americana de private equity Riverside, passará a ser detida pela portuguesa Gestmin em 33 por cento.

A Gestmin, liderada por Manuel Champalimaud, adianta que o seu «objectivo é fazer investimentos em private equity», acrescentando que estão «muito confiantes na posição que assumiram».

Venda da ONI permite encaixe de 105 milhões nos lucros da EDP

Esta operação, que deverá estar concluída até ao início de 2007, vai significar uma redução da dívida da EDP em 74 milhões de euros, pelo que vai ter um impacto positivo no resultado líquido da eléctrica de 105 milhões.

De referir que a operadora, nos primeiros nove meses do ano, teve uma contribuição negativa de 41 milhões no resultado líquido da eléctrica.

O presidente da EDP, António Mexia, revelou que «não pretendem ficar no sector das telecomunicações e que hoje é mais um passo que tomam nesse sentido», sublinhando a venda da Telecable, o roll-up da Optimus e, agora, a venda da ONI.

Recorde-se que a ONI é detida em 56,6% pela EDP, 23,06% pelo BCP, 17,18% pela Brisa e, finalmente, em 3,16% pela Galp Energia.

Em comunicado, também o BCP e a Brisa informaram o mercado sobre a alienação das suas participações na operadora.

PUB

Relacionados

Últimas