Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 116 mil pessoas impedidas de passar cheques

Relacionados

Mais de 116 mil portugueses fazem parte da chamada lista negra do Banco de Portugal, formalmente designada por Lista de Utilizadores de Risco, o que significa que estão inibidos de usar cheques.

Segundo o «Correioda Manhã», no ano passado, cerca de 76 mil novos nomes entraram nesta lista. Em contrapartida, mais de 90 mil recuperaram a liberdade de passar cheques. Desde 2003, o número de «caloteiros» tem vindo a diminuir.

Mas fazer parte desta lista não implica apenas estar-se impedido de utilizar aquele meio de pagamento durante dois anos: significa também dificuldades acrescidas no acesso ao crédito.

PUB

Por isso mesmo, estas pessoas são alvos fáceis para alguns burlões. A Deco alerta para o facto de vários anúncios de jornais que prometem crédito, não serem mais do que um chamariz para os incautos, que são confrontados com um pedido de 250 euros adiantados para a abertura do processo, que nunca recuperam, porque os agiotas fogem com o dinheiro.

Quando uma conta está em nome de várias pessoas (mais do que um titular) e o pagamento de um cheque não for regularizado, ficam inibidos de usar cheques todos os indivíduos que se encontram ligados a essa conta.

PUB

Relacionados

Últimas