Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de um milhão de portugueses já entregou IRS pela net

Relacionados

A entrega de declarações de IRS pela Internet aumentou mais de 50% este ano.

Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, o número de declarações Modelo 3 entregues através da Internet, terminado o prazo fixado para a entrega por esta via para a primeira fase (4 de Abril), cresceu mais de 50% face ao ocorrido, dentro do prazo, no ano passado.

Assim, as entregas em suporte papel ascenderam a 1.869.823, o que representa 63,8% do total, com uma queda de 7,9% face ao ano passado. Já as entregas pela Internet ascenderam a 1.061.820, ou seja, 36,2% do total e com um aumento de 51,5% face a 2005.

PUB

«Esta evolução é significativa, sobretudo porque se refere a uma fase em que, contrariamente à segunda, não há qualquer obrigatoriedade de entrega através da Internet», lembram as Finanças.

No total, e durante a 1ª fase, foram entregues 2.931.643 declarações, mais 7,4% que no ano passado.

Recordam ainda que o Governo tem implementado várias medidas para estimular a entrega pela Internet, como o sistema de alertas, que permite ao contribuinte confirmar a existência de erros no preenchimento da declaração e corrigi-los atempadamente, a melhoria das instruções de preenchimento, a informação, por e-mail, aos contribuintes, dos diversos estádios da declaração de rendimentos e a prestação de apoio à entrega da declaração noutros locais que não apenas os serviços de Finanças.

Senhas para 2ª fase de entrega devem ser pedidas o mais cedo possível

As Finanças lembram ainda que continua a decorrer a entrega de declarações relativas à segunda fase, estando alguns contribuintes obrigados a fazê-lo através da Internet. Estes, e ouytros que prefiram essa via para declarar os rendimentos têm até 12 de Maio para o fazerem. Quem ainda não tiver senha de acesso à declaração electrónica, convém que o faça «o mais rapidamente possível, de modo a evitar os constrangimentos que possam advir dos pedidos feitos nos últimos dias do prazo e que podem conduzir à não recepção atempada das senhas no domicílio fiscal e à consequente entrega, fora de prazo, da respectiva declaração».

As senhas de acesso poderão ser solicitadas através do sítio das Declarações Electrónicas (www.e-financas.gov.pt), devendo o pedido ser feito com uma antecedência mínima de uma semana face ao prazo de entrega das declarações.

PUB

Relacionados

Últimas