Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metro do Porto chega ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro

A rede do Metro do Porto vai chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura sábado o troço final (1,6 quilómetros) da Linha E (Violeta) do Metro do Porto que liga as estações Aeroporto (Maia) e Estádio do Dragão (Porto), foi hoje anunciado.

Trata-se, segundo a empresa, de um investimento no valor global de 27,9 milhões de euros, parcialmente financiados pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

PUB

A Linha Violeta - com uma frequência estimada em cerca de 30 mil passageiros/dia - vai ligar a estação Aeroporto à Estação Estádio do Dragão, partilhando o canal da Linha Vermelha desde a Estação Verdes até à Senhora da Hora e, daí em diante, circulando também em paralelo com as linhas Azul e Verde.

Com esta linha, a rede fica ligada a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, estabelecendo, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia.

O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (o Metro) e com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, em Gaia, acessíveis através da rede do Metro).

Este facto representa uma inovação significativa mesmo à escala europeia havendo na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas (Madrid), nas mesmas circunstâncias.

A Estação Aeroporto do Metro fica situada em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com as duas vias rodoviárias existentes, e está totalmente coberta por uma estrutura de aço revestida a vidro, esteticamente integrada no aeroporto.

A Linha E (Violeta), com três novas estações (Aeroporto, Botica e Verdes), vem somar 1,6 quilómetros de extensão à rede do Metro do Porto, que passa agora a contar com um total de 60 quilómetros e 68 estações.

PUB

Últimas