Já fez LIKE no TVI Notícias?

MonteAdriano no consórcio liderado pela Mota-Engil para o TGV

Relacionados

A construtora MonteAdriano deverá entrar no consórcio liderado pela Mota-Engil no concurso para a construção do TGV.

A construtora MonteAdriano deverá entrar no consórcio liderado pela Mota-Engil no concurso para a construção da rede ferroviária de alta velocidade portuguesa (TGV), afirmou hoje o presidente da empresa.

Em declarações à agência «Lusa», o presidente da empresa, Alípio Monte afirmou ter chegado a acordo com a construtora liderada por António Mota relativamente à sua participação no consórcio que deverá concorrer não apenas ao TGV, mas também ao novo aeroporto de Lisboa.

PUB

A empresa sedeada na Póvoa de Varzim é especialista em abastecimento de água, saneamento e estradas.

De acordo com Alípio Monte, apesar do mercado da construção português estar «bastante estagnado» e muito dependente dos grandes projectos de obras públicas, a área das concessões deverá crescer muito com as privatizações nos próximos anos.

O último valor dado pelo Governo para o custo total do projecto de alta velocidade em Portugal para as duas ligações consideradas prioritárias: Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid foi de 6,5 milhões de euros.

O modelo de negócio da linha de alta velocidade portuguesa apresentado em Junho pela RAVE prevê a existência de cinco concessões ferroviárias e uma concessão para sinalização.

De acordo com este modelo, o Estado assegurará 36 por cento do financiamento da rede ferroviária de alta velocidade e os fundos comunitários 19 por cento.

Os investidores privados, que terão o período de 40 anos para rentabilizar o capital dispendido, assegurarão 45 por cento do financiamento do projecto.

O concurso internacional para a primeira concessão, entre Poceirão e Caia, está previsto para o primeiro trimestre de 2008.

PUB

Relacionados

Últimas