Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mota Engil apresenta proposta para comprar 5% da REN

Relacionados

A Mota-Engil foi uma das empresas que terão a apresentado uma proposta de compra para um bloco de 5% do capital social da Rede Eléctrica Nacional (REN), no quadro do concurso limitado lançado pela EDP para vender 15% do capital da gestora da rede.

Segundo o «Diário de Notícias» soube, a Mota-Engil está com a Caixa Banco de Investimento neste negócio que, a concretizar, será o primeiro investimento accionista de uma construtora numa grande empresa nacional de energia.

No entanto, muitos dos investidores convidados pela EDP a apresentarem propostas têm reservas em relação do modelo do negócio, sobretudo no que toca à fixação do preço final, e não terão ainda feito, nesta fase, qualquer oferta, segundo apurou o «DN».

PUB

Empresas de energia como as espanholas Endesa e Iberdrola, a inglesa International Power (maior accionista da Turbogás e da Tejo Energia), a Galpenergia ou mesmo um investidor como Fomentivest, que está associada a institucionais portugueses e estrangeiros, ainda não avançaram. Embora estas empresas continuem interessadas em investir na REN, que qualificam de activo estratégico, a maioria prefere esperar pela dispersão em bolsa da gestora das redes de energia. Esta operação, prevista para meados do ano, irá incidir sobre 29% do capital da REN (19% do Estado e mais 10% da EDP).

Em causa está o modelo de fixação do preço final a pagar pelos três blocos de 5% da REN que para alguns interessados contactados pelo «DN» apresenta e incertezas e riscos para os compradores.

PUB

Relacionados

Últimas