Já fez LIKE no TVI Notícias?

Simule o efeito da subida dos juros na sua prestação da casa

Relacionados

Com a subida iminente das taxas de juro, que deverá ser anunciada já esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu, é apenas natural que as famílias portuguesas queiram saber qual será o impacto nas suas despesas.

Por isso mesmo, a DECO decidiu fazer um simulador para que os portugueses possam saber em quanto aumentarão as suas prestações mensais de crédito habitação.

O técnico em Crédito Habitação da associação de defesa do consumidor criou uma tabela, divulada esta quarta-feira, onde se calcula o impacto nas prestações para cada subida do preço do dinheiro. O especialista usa como exemplo um empréstimo de 150 mil euros com um prazo de 20 anos e com um spread (margem de lucro do banco, que acresce à taxa de juro) de 1% (por cento).

PUB

Para este caso, com as taxas de juro ao nível actual (2,5%), a prestação mensal é de 869,94 euros. Quando o preço do dinheiro aumentar para os 2,75% (o que deve acontecer já esta quinta-feira), a prestação subirá para 889,33 euros, ou seja, dar-se-á um aumento mensal de cerca de 20 euros.

Mas, quando se der o aumento seguinte, para 3% (o que os especialistas acreditam que acontecerá ainda este ano), as prestações do crédito à habitação vão voltar a subir ainda mais. A mensalidade vai aumentar para 908,97 euros, ou seja, mais 20 euros.

Contas feitas, e tendo em conta que as taxas de juro já aumentaram este ano, em Março, as famílias portuguesas deverão sofrer, no conjunto de 2006, três aumentos das prestações da casa. Por cada mês, as despesas com o crédito à habitação subirão perto de 60 euros.

Taxa Euribor a 6 meses já está acima dos 3%

Como o próximo aumento das taxas de juro já está descontado pelo mercado, a DECO efectuou também cálculos para evoluções futuras a partir da taxa de juro que está a ser praticada pelo mercado.

Como referência, usou-se a média de Maio registada pela Euribor a seis meses, que serve de referência para a maioria dos contratos de crédito à habitação. Em Maio, a média desta taxa foi de 3,058%, para a qual a prestação mensal seria de 913,56 euros (ou seja, quase 40 euros a mais do que a prestação correspondente à actual taxa de juro de 2,5%).

Quer isto dizer que quando a Euribor a seis meses subir para 2,25%, a prestação subirá para 928,85 euros (mais 95 euros).

PUB

Relacionados

Últimas