Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxas de juro deverão aumentar «pelo menos 25 pontos base»

Relacionados

As taxas de juro terão de aumentar pelo menos um quarto de ponto para travar a inflação nos doze países da Zona Euro, afirmou hoje Alex Weber, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE).

«A política monetária é ainda muito acomodatícia e alguns ajustamentos futuros, pelo menos, de 25 pontos base, são necessários face às perspectivas de médio prazo», disse Weber numa entrevista em Frankfurt.

«Vemos riscos para a estabilidade dos preços e precisam de ser contrariados de forma adequada», acrescentou.

PUB

Os responsáveis da política monetária do BCE, o seu presidente Jean-Claude Trichet inclusive, dão como «garantido» um aumento das taxas quando preços recordes do petróleo e uma aceleração do crescimento da massa monetária ameaçam alimentar a inflação que já está acima do limite de 2% tolerado pelo instituto monetário europeu.

O BCE aumentou a sua taxa directora duas vezes desde o início de Dezembro, levando-a de 2 para 2,5%.

Um novo movimento é esperado em Junho e alguns economistas não afastam um aumento de 50 pontos base.

Weber disse ser demasiado cedo para tecer comentários sobre a amplitude de um eventual movimento em Junho.

«A política monetária a médio prazo precisa de ser ajustada, mas não quero especular sobre a amplitude ou a frequência destes passos», disse Weber, que é também governador do Bundesbank.

Weber disse também que o BCE precisa de ter em conta o crescimento económico na zona euro, que «não é ainda completamente robusto».

PUB

Relacionados

Últimas