Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: Sócrates não vai mexer nos impostos

Relacionados

Governo está à espera das conclusões do relatório da Concorrência

O primeiro-ministro, José Sócrates, reiterou esta quarta-feira que não pretende mexer no ISP para travar a escalada dos preços dos combustíveis.

«Não é bonito recorrer aos impostos dos portugueses para fazer baixar os preços dos combustíveis», disse o chefe do Executivo no debate quinzenal que decorreu esta quarta-feira, no Parlamento, cujo tema foi a economia.

PUB

José Sócrates referiu igualmente que o peso da fiscalidade no preço dos combustíveis é de 60 por cento, sendo que em 2003 era de 69%.

O primeiro-ministro lembrou que o Governo pediu com carácter de urgência à Autoridade da Concorrência e agora está a aguardar as suas conclusões.

Governo vai agir «rápido»

«Temos uma AdC que temos de respeitar. Estamos à espera», disse o chefe do Executivo sobre o referido documento que vai analisar a formação de preços dos combustíveis.

«O senhor ministro da Economia (Manuel Pinho) já disse tudo o que devia dizer. Vai ser rápido», sintetizou José Sócrates.

O primeiro-ministro justificou a preocupação do Governo com a recente escalada do preço dos combustíveis através do avanço da medida do congelamento dos passes sociais até ao fim do ano, anunciada neste debate: «O congelamento dos passes sociais é aquilo que honestamente o Estado deve fazer para beneficiar os que mais necessitados e os que preferem utilizar os transportes públicos», disse.

PUB

Relacionados

Últimas