Já fez LIKE no TVI Notícias?

Compra da PT pela Sonae pode baixar preço de chamadas telefónicas

Relacionados

A compra da PT pela Sonaecom, a avançar, pode baixar os preços das chamadas telefónicas.

Com a fusão entre as duas empresas, serão possíveis sinergias e poupanças que se podem reflectir nas tarifas pagas pelos consumidores. No entanto, para que isso aconteça, não basta a acção da Sonaecom, é preciso que também o regulador do sector, a Anacom, intervenha.

A Autoridade da Concorrência aprovou a operação, impondo remédios, como a alienação de uma das redes fixas (cabo ou cobre) e facilidades ao aparecimento de um novo operador móvel, depois da fusão entre a Optimus e a TMN. As duas operadoras móveis juntas representam quase 70% do mercado, sendo que o único concorrente, a Vodafone, representa os restantes 30%.

PUB

A operação pode trazer muitos benefícios aos consumidores. Os remédios impostos pela Autoridade da Concorrência (AdC) vão no sentido de assegurar uma maior concorrência no sector. Fonte do sector disse à «Agência Financeira» que, «do ponto de vista da concorrência, Portugal vai ter um dos sectores mais competitivos». Uma situação que «se reflecte sempre nos consumidores». É que, actualmente, os operadores têm «uma fórmula que limita os preços cobrados ao consumidor. Estão proibidos de utilizar certo tipo de tarifário, ou pelo menos estão muito limitados na utilização livre dos tarifários».

Agora, se a operação avançar, «as sinergias devem permitir baixar os preços».

Os remédios vão de encontro ao que a DECO considerou aconselhável logo na altura do lançamento da oferta. O director-geral da associação de defesa do consumidor considera que, actualmente, «o sector vive uma situação muito fechada do ponto de vista da concorrência. Mexer nesta situação pode levar, efectivamente, que a concorrência seja mais estimulada e isso trará necessariamente benefícios para os consumidores», conclui.

PUB

Relacionados

Últimas