Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hipermercados vendem todos os medicamentos

Relacionados

O Ministério da Saúde prepara a venda de todos os medicamentos fora das farmácias. Mas doentes terão que pagar mais nos hipermercados.

Os medicamentos com receita médica vão passar a ser vendidos também nos hipermercados e nas lojas de saúde que vendiam, até agora, apenas medicamentos que estavam isentos de receita médica.

A novidade que vai dar um fortíssimo impulso às vendas dos hipermercados e dos espaços que comercializam estes medicamentos sem receita foi dada pelo ministro da Saúde na estreia do programa da «RTPN» Mais Saúde.

PUB

Mas nem tudo são boas notícias para os consumidores: se o doente escolher comprar um medicamento com receita num hipermercado, terá de pagar a totalidade do preço, ou seja, terá de abdicar da comparticipação que o Estado dá à maioria dos medicamentos, avança o «Diário Económico».

«Se quer a comparticipação, vai à farmácia, se quer proximidade, vai à loja», explica o ministro da Saúde.

António Correia de Campos sublinhou que «a legislação está a ser preparada» e revelou, por outro lado, que a lista dos medicamentos que vão deixar de precisar de receita vai ser revista e alargada, mas não avançou mais pormenores durante o programa.

Os hipermercados, as para-farmácias e as lojas de saúde vão, assim, poder competir num mercado que vale cerca de três mil milhões de euros por ano, em vez de estarem limitados à pequena parcela de 8% (o dos medicamentos sem receita médica).

PUB

Relacionados

Últimas