Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aeroportos portugueses perderam 31 rotas em 2008

Relacionados

Tráfego de passageiros aumentou

Os aeroportos do Porto, Lisboa e Faro perderam, globalmente, 31 rotas durante o ano de 2008 e conquistaram 20 novos destinos, segundo dados da ANA - Aeroportos de Portugal.

No aeroporto Sá Carneiro, no Porto, encerraram dez rotas durante o ano de 2008 e abriram cinco. Das cinco rotas inauguradas, uma (Porto-Salvador, operada pela TAP) viria a encerrar antes do final do ano, diz a Lusa.

PUB

Taxistas sujeitos a «casting» nos aeroportos

Tráfego nos aeroportos da ANA cresce 3%

A companhia de baixo custo (low cost) Clickair encerrou a rota que ligava o Porto a Barcelona, enquanto a congénere Ryanair fechou quatro rotas (Bristol, Liverpool, Valencia e Estocolmo).

Além da rota Porto-Salvador, a TAP fechou as ligações Porto-Lyon e Porto-Nice.

A Ibéria, por seu turno, encerrou a ligação a Madrid e a Volare Spa fechou a rota Porto-Milão.

Ainda no aeroporto do Porto, a Ryanair abriu duas rotas (Porto-Birmingham e Porto-Bruxelas) e a easyJet inaugurou duas ligações (Porto-Paris e Porto-Lyon).

Só na Portela encerraram 12

Já no aeroporto da Portela, em Lisboa, encerraram 12 rotas e abriram seis, duas das quais encerraram antes do final do ano (Lisboa-Praga, operada pela Skyeurope, e Lisboa-Manchester, operada pela British Midland Regional).

PUB

A TAP inaugurou as ligações Lisboa-Belo Horizonte e Lisboa-Casablanca, enquanto a easyJet iniciou as ligações entre a capital portuguesa e Lyon e o Funchal (Madeira) e encerrou a ligação a Liverpool.

Aeroportos portugueses são mais caros

A Air Nostrum fechou duas rotas (Lisboa - Bilbau e Lisboa - Saragoça), a companhia russa KrasAir encerrou duas rotas para Moscovo e a Alitalia a rota Lisboa-Roma.

Em Lisboa encerram ainda mais três rotas durante o ano passado: uma da British Midland Regional (Lisboa-Birmingham), uma da Scandinavian Airlines (Lisboa-Oslo) e uma da Germanwings (Lisboa-Estugarda).

Em Faro fecharam 9 e abriram outras 9

Quanto ao aeroporto de Faro fecharam nove rotas e abriram outras nove, das quais uma (Faro-Dortmund, da Germanwings) encerrou antes do final do ano do ano passado.

À partida de Faro, abriram rotas para Belfast (Era Lingus), Copenhaga (Transavia), Dusseldorf (Ryanair), Glasgow (Ryanair), Liverpool (Ryanair), Londres (British Airways e Ryanair) e Nottingham (Ryanair).

Durante 2008, o aeroporto de Faro perdeu rotas para Birmingham (British Midland Regional), Amesterdão (TAP) e Frankfurt (Deutsche Lufthansa).

As Thomsonfly encerrou quatro rotas à partida de Faro (Bournemounth, Cardiff, Coventry e Doncaster), enquanto a FlyGlobespan fechou a rota com destino ao aeroporto de Durham Tees Valley.

PUB

Relacionados

Últimas