Já fez LIKE no TVI Notícias?

Praias ganham projecto de requalificação ambiental

Relacionados

Plano de ordenamento da orla costeira vai arranjar frente de mar

As praias da Galé, Manuel Lourenço e Salgados, no concelho algarvio de Albufeira, ganharam esta segunda-feira um novo projecto de ordenamento da orla costeira, cujo principal objectivo é preservar a natureza, explicou à agência Lusa o mentor da ideia.

O projecto para ordenar cerca de três quilómetros de orla costeira surge no âmbito do lançamento público de ideias para o arranjo e ordenamento da frente de mar de Albufeira, cujo vencedor foi conhecido hoje, na inauguração da exposição dos trabalhos concorrentes.

PUB

O projecto vencedor foi o que apresentou o conceito mais flexível e económico.

Para ser implementado no terreno, o projecto tem contudo de passar pela fase de contactos com privados e necessita do aval da Comissão de Coordenação da Região (CCDR) do Algarve, e para já não há uma data prevista para o arranque da obra, disse à Lusa o presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva.

«Trata-se de um projecto flexível, com passadiços de madeira, que se podem remover e adaptar às mudanças provocadas pela natureza», explicou à Lusa o responsável pelo conceito arquitectónico, João Adrião.

O arquitecto responsável pelo projecto garantiu à Lusa que, no entanto, um ano seria tempo suficiente para construir as plataformas de estadia na praia, assim como os passadiços, bancos, e estacionamento para carros.

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, presente na cerimónia de inauguração da exposição dos trabalhos, em Albufeira, admitiu que iniciativas como esta servem para combater erros cometidos no ordenamento do território no Algarve.

Bernardo Trindade defendeu que o Algarve, como destino turístico, tem de ser requalificado e sublinhou a necessidade de definir linhas de orientação em espaços de intervenção «para que exageros cometidos no passado, tanto em Albufeira como noutras zonas do país, não se voltem a repetir».

O secretário de Estado do Turismo apelou ainda aos proprietários de áreas não edificáveis, como as zonas junto de areais, sistemas dunares e de arribas, que percebam que a intenção do governo é a sustentabilidade económica, mas também a requalificação ambiental.

PUB

Relacionados

Últimas