Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gerês vai candidatar-se a reserva mundial

Relacionados

Candidatura baseia-se no património biogenético e na recriação de trilhos antigos

O Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurés criou hoje, em Terras de Bouro, uma comissão que vai preparar uma candidatura conjunta a reserva mundial da biodiversidade da UNESCO, disse à Lusa o secretário de estado do Ambiente.

Humberto Rosa adiantou que a candidatura, que terá de ser entregue em Paris até Abril de 2008, aproveita o trabalho conjunto desenvolvido, na última década, pelos técnicos dos dois parques, o Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal e o Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, Espanha.

PUB

«A candidatura não implica qualquer alteração das regras de funcionamento já existentes ou novas restrições», sublinhou Humberto Rosa.

O membro do Governo português frisou que, entre outros aspectos, a candidatura baseia-se no património biogenético e na recriação de trilhos antigos, nomeadamente os da Geira, a antiga estrada romana que ligava Braga e Astorga.

A declaração do secretário de estado do Ambiente foi feita à margem da cerimónia de comemoração do 10º aniversário do Parque Internacional, que decorreu no edifício da antiga fronteira da Portela do Homem.

O Parque Transfronteiriço Internacional de Gerês/Xurés foi criado em 1997 para fomentar o estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares para a defesa, preservação, e conservação dos valores naturais de ambos os parques.

Humberto Rosa adiantou que a comissão hoje criada engloba técnicos das Consellerias do Governo da Xunta da Galiza, representantes dos municípios da zona, dos dois parques e da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

PUB

Para além da candidatura à UNESCO, o município de Terras de Bouro vai apresentar uma candidatura da antiga estrada romana, a Geira, a património europeu, logo que a União Europeia (EU) institua o galardão.

A via já classificada como património nacional foi alvo de intervenções arqueológicas que incluíram a inventariação do seu traçado, a limpeza, a recolha arqueológica e a sinalização.

Em simultâneo, foram lançados os projectos do Museu da Geira, em Vilarinho das Furnas, e do Museu dos Miliários (os marcos indicativos das milhas percorridas nas estradas romanas), na Portela do Homem.

PUB

Relacionados

Últimas