Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vara: «Vou colaborar com a Justiça, sou o mais interessado»

Relacionados

Defesa do arguido diz ao tvi24.pt que primeiro vai consultar o processo e só depois prestar esclarecimentos. Interrogatório pergunta/resposta não deve começar já esta quarta-feira

(ACTUALIZADA ÀS 17:06)

«Vou colaborar com a Justiça, sou o mais interessado nisso», afirmou Armando Vara, esta quarta-feira, à entrada do Juízo de Instrução Criminal de Aveiro.

PUB

O vice-presidente do Millenium BCP, que suspendeu as suas funções na sequência do processo «Face Oculta», entrou no edifício do JIC, poucos minutos antes das 15 horas, para ser ouvido em interrogatório.

Horas antes, o advogado de Armando Vara afirmou ao tvi24.pt que a defesa vai utilizar o primeiro dia de interrogatório a consultar todos os elementos do processo referentes ao vice-presidente do Millenium BCP, pelo que muito dificilmente o juiz começará a ouvir esta quarta-feira os «esclarecimentos» que o arguido promete prestar.

«É evidente que primeiro vamos querer consultar os elementos do processo» que na fase de inquérito podem ser disponibilizados à defesa, esclarece Tiago Rodrigues Bastos em declarações ao tvi24.pt, acrescentando que «muito provavelmente» as perguntas/respostas não começarão no dia de hoje.

Tudo porque, repete, o arguido quer «esclarecer»

factos «concretos» e não «generalidades».

O interrogatório começa, no entanto, formalmente com a identificação do arguido.

PUB

Recorde-se que Armando Vara integra segundo a investigação uma «rede tentacular» criada pelo empresário de Ovar, Manuel Godinho, principal arguido do processo «Face Oculta», com vista a privilegiar as suas empresas nos contratos de recolha, armazenagem, triagem e tratamento de resíduos com empresas participadas pelo Estado.

O antigo ministro socialista terá solicitado e recebido dez mil euros ao empresário de Ovar para exercer a sua influência junto de titulares de cargos governativos ou políticos, titulares de cargos de direcção ou de pessoas com capacidade de decidir ou com acesso a informação privilegiada, para beneficiar as empresas de Godinho.

Pelo edifício do JIC de Aveiro, passou ainda esta tarde o advogado Duarte Santana Lopes, filho do ex-primeiro-ministro, que integra a equipa de defesa de José Penedos, presidente da REN.

O advogado do escritório de José Manuel Galvão Teles esteve a consultar as partes do processo que estão acessíveis à defesa na fase de inquérito, confirmando ao tvi24.pt que o arguido regressa amanhã, quinta-feira, «à hora que o tribunal indicar».

PUB

Relacionados

Últimas