Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bloco critica uso «desproporcionado» de armas pela GNR

Relacionados

Fernando Rosas está preocupado com o treino dos militares

O deputado do Bloco de Esquerda Fernando Rosas considerou que a segurança dos cidadãos pode estar em risco pelo «uso desproporcionado e aparentemente incompetente» das armas de fogo pela GNR, informa a agência Lusa.

Perante a «desproporcionalidade da actuação dos agentes», a instauração de um processo a pedido do Governo para averiguar o incidente «era o que se impunha». O deputado considerou o incidente de Loures preocupante, frisando que «é a terceira vez no espaço de dois anos que uma perseguição por parte da GNR a veículos em fuga, em casos de pequena criminalidade, resulta em vítimas mortais».

PUB

«Esta situação põe em causa a formação e treino específico dos agentes. Se se conjugar isso com o seu carácter militarizado isso significa que a segurança dos cidadãos pode estar em risco pelo uso desproporcionado e aparentemente incompetente das armas de fogo pela GNR», alertou.

Por outro lado, frisou, é igualmente preocupante que «a GNR seja das forças de segurança na Europa que tem menos horas de treino de disparo com arma de fogo».

Rosas defendeu que o ministro da tutela, Rui Pereira, deve pronunciar-se sobre «a situação do treino da GNR», que «conjugado com o carácter militarizado da força, resulta numa relação que pode ser perigosa».

CDS-PP lamenta morte

O deputado do CDS-PP Nuno Magalhães lamentou a morte da criança de 12 anos, afirmando aguardar pelas conclusões do inquérito em curso. «Lamentamos a morte de uma criança de 12 anos. Quanto ao mais, estando a decorrer o competente inquérito devido por lei, manda o bom senso aguardar pelas conclusões», afirmou Nuno Magalhães.

PUB

Relacionados

Últimas