Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detidos dois homens por clonagem de cartões multibanco

PSP de Lisboa deteve dois homens por suspeita da prática dos crimes de burla informática

Dois homens, de 39 e 50 anos, foram detidos pela PSP por suspeita "da prática dos crimes de falsidade informática, burla Informática e contrafacção de moeda/título equiparado".

De acordo com o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a detenção aconteceu na terça-feira.

PUB

Um polícia detetou movimentações estranhas de um cidadão que se deslocava reiteradamente a multibancos no centro da cidade, usando cartões bancários de cores garridas e sem aparentes inscrições de qualquer entidade bancária, levantando avultadas quantias monetárias. Com base nesta suspeita, despoletou-se uma ação operacional com várias equipas da estrutura de investigação criminal da PSP, sendo recolhido um dos talões que o suspeito arremessou ao solo, permitindo concluir que a referida transação bancária era ilegítima e proveniente de um cartão clonado", explica o comunicado.

Na sequência desta investigação, o suspeito foi detido e "enquanto se promovia a busca domiciliária à residência", um coautor entrou da habituação e foi "igualmente detido em flagrante delito por estar na posse de  cartões bancários contrafeitos e uma avultada quantia monetária, proveniente de levantamentos sucessivos que tinha feito durante a tarde".

Da busca realizada, foram apreendidos vários objetos que, de forma "altamente indiciadora", apontam no sentido de estes dois homens se dedicarem à instalação de dispositivos de Skimming e cópia de cartões bancários. Ou seja, através de dispositivos apropriados, copiam os dados constantes das bandas dos cartões bancários – débito e crédito – gravando o código “pin” dos mesmos para, seguidamente, com recurso a cartões contrafeitos, proceder a levantamentos bancários e transações comerciais.

Entre material apreendido estavam 46 cartões de banda:, dos quais 26 em branco e aptos a receber informação bancária e 17 cartões contrafeitos (contendo legítimos dados de cartões bancários), e ainda 16 dispositivos artesanais de clonagem/leitura de banda magnética de cartão bancário (Skimmers).

PUB

Últimas