Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministério vai pintar todas as escolas do país

Relacionados

São 9310 escolas públicas e todas «pintam a cara para parecerem bonitas»

Os edifícios das 9.310 escolas públicas existentes no país vão ser todas pintados no âmbito de um programa do Ministério da Educação que será lançado ainda este ano com o objectivo de melhorar os espaços exteriores dos estabelecimentos de ensino.

«Todas as escolas vão receber, no seu orçamento, uma quantia para pintarem a cara, para parecerem bonitas. Há escolas que estão pintadas e não necessitam desta ajuda. Nesse caso, usarão essa verba para melhorar o equipamento, os jardins, que precisam absolutamente de ser limpos e arranjados», disse a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em entrevista exclusiva à Lusa a pouco mais de um ano do fim do seu mandato.

PUB

«Há muitas escolas que estão abandonadas, por desleixo ou por não haver quem se interesse, mas no novo ano não haverá desculpas». Ainda a propósito da requalificação do parque escolar, a ministra da Educação anunciou que serão construídas cerca de 10 escolas básicas do 2º e 3º ciclo para substituir estabelecimentos sem condições para funcionar.

A modernização e requalificação das restantes escolas do 2º e 3º ciclo será contratualizada com as autarquias no âmbito do novo diploma que desenvolve o quadro de transferência de competências para os municípios em matéria de Educação.

«O objectivo é que nos protocolos de transferência para as autarquias fique acordado qual o valor do investimento necessário para a manutenção e conservação das escolas», explicou a ministra, admitindo que existem «problemas gravíssimos nas escolas básicas e secundárias».

A nível do secundário, Maria de Lurdes Rodrigues revelou que no Verão deste ano serão lançados os projectos de requalificação de 70 escolas secundárias e iniciar-se-ão as obras em mais 26.

PUB

O Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, apresentado em Março do ano passado pelo Governo, visa a adopção de medidas que invertam o progressivo estado de degradação e desactualização dos estabelecimentos destinados ao ensino secundário.

O programa prevê a intervenção em 330 escolas até ao final do ano de 2015, num investimento total de 940 milhões de euros.

Até à data foram iniciadas quatro intervenções piloto, em quatro escolas, duas no Porto (Rodrigues de Freitas e Soares dos Reis) e duas em Lisboa (D. Dinis e Pólo de Educação e Formação D. João de castro), com um investimento estimado de 34,2 milhões de euros, estando prevista a conclusão das obras no início do ano lectivo 2008/2009.

Na entrevista à Lusa, a Ministra da Educação afirmou que, a nível do 1º ciclo, vão ainda fechar mais escolas - por terem menos de 10 alunos ou por falta de condições - mas escusou-se a especificar o número.

O Governo encerrou 2.500 escolas básicas desde o início da legislatura.

PUB

Relacionados

Últimas