Já fez LIKE no TVI Notícias?

Setúbal: operação da GNR faz quatro detidos

Relacionados

Estiveram elementos de três destacamentos, num total de 70 efectivos

O Comando Territorial da GNR de Setúbal efectuou esta quinta-feira operações de fiscalização em oito pontos do Distrito, de que resultaram quatro detenções, a apreensão de um veículo e 50 autos de contra-ordenação, escreve a Lusa.

«Registaram-se quatro detenções, duas por excesso de álcool, uma por carta falsa e uma por posse ilegal de arma. Esta operação resultou também na apreensão de um veículo por falta da alteração do registo de propriedade, 50 autos por contra-ordenação e cerca de 30 autos por legislação diversa, contando também com os da Brigada Fiscal que colaborou na operação», disse à agência Lusa o comandante da GNR Tavares Belo.

PUB

A operação contou com elementos de três destacamentos da GNR, num total de 70 efectivos, existindo também a colaboração da Brigada de Transito e da Brigada Fiscal, numa operação que o Comando considerou importante para a época que se avizinha.

«Foram estabelecidos oito pontos de abordagem de legislação rodoviária, tendo em conta as grandes viagens que se avizinham. Nesta operação, para além das questões normais, foi feita também uma fiscalização à iluminação e pré-sinalização, tendo sido escolhidos pontos que as pessoas utilizam no seu dia-a-dia», afirmou.

O major explicou à Lusa que todos estes procedimentos obrigam a que a abordagem seja mais demorada mas explicou que muitas pessoas viajam na altura do Natal durante a noite e que esta fiscalização pode ser importante para evitar acidentes de grande dimensão.

A governadora Civil de Setúbal, Eurídice Pereira, acompanhada pelos pilotos que vão estar presentes no Dacar, Carlos Sousa e Elisabete Jacinto, estiveram presentes em Aires e Brejos de Azeitão, dois dos pontos de fiscalização, onde entregaram aos condutores uma fita com a inscrição «estrada segura depende de todos» e um postal com uma mensagem de prevenção.

PUB

Campanhas importantes

«Estas campanhas são importantes. Não estou aqui para mostrar que sou condutor exemplar mas para que as pessoas que nos vêem em velocidades elevadas percebam que o fazemos em competição com estradas fechadas e não em estrada aberta», disse à Lusa Carlos Sousa.

O piloto explicou que é difícil passar a mensagem aos condutores mais experientes mas lembrou que todos têm que assumir as suas responsabilidades.

«As pessoas têm que saber que são responsáveis pelo que fazem. Viajo muito e posso dizer que em Portugal não se conduz mal mas existe ainda uma grande falta de civismo», afirmou o piloto que vai participar pela 12ª vez no Dakar e que leva a ambição de conseguir chegar ao pódio.

O Distrito de Setúbal regista, até ao momento, 88 mortos, mais 10 do que em igual período do ano passado mas a Governadora Civil explicou que os números estão descer e referiu que no Distrito estão identificados dois pontos negros (com cinco ou mais acidentes com vitimas), sendo uma na Estrada Nacional 10 e outro no IC-2.

PUB

«Este ano já registamos cerca de 10 mil acidentes, incluído os pequenos toques mas mesmo assim o número é inferior ao do ano passado. Em termos nacionais o Distrito de Setúbal é o segundo com mais vítimas mortais do País», afirmou, salientando a importância das campanhas de prevenção.

Eurídice Pereira referiu que Portugal tem vindo a diminuir o número de vítimas mortais e que em 2009 pode conseguir chegar ao número de 874 vítimas mortais defendido pela Comunidade Europeia até 2010, registando-se 823 vítimas até ao momento em 2007.

A operação de Natal e ano Novo da GNR vai começar às 0:00 de sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas