Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba como cozinhar um bom prato

Relacionados

Especialistas explicam que alterações sofrem os alimentos quando cozinhados

A Ordem dos Engenheiros promove esta quarta-feira um jantar onde especialistas em gastronomia molecular, uma disciplina que junta física e química, explicarão aos convivas como é que a ciência explica as alterações que os alimentos sofrem quando são cozinhados, escreve a Lusa.

«A gastronomia molecular é um ramo da ciência que estuda as reacções dos alimentos enquanto são cozinhados», explicou a especialista Paulina Mata, do Centro de Química Fina e Biotecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

PUB

Escolha a sua francesinha

Saiba onde há os melhores restaurantes

A gastronomia molecular trata o conjunto da alimentação nas casas e nos restaurantes, desde o alimento cru, passando pela forma como é cozinhado, até à forma como chega à mesa.

Este ramo vê a cozinha como um laboratório onde ocorrem todos os dias reacções químicas, demonstrando através da ciência, por exemplo, qual a melhor forma de bater claras em castelo, o segredo de uma boa maionese, como é que o leite se transforma em queijo ou por que é que o vinho azeda.

Segundo Paulina Mata, o jantar, que decorrerá em Lisboa, vai ser normal. Só que um grupo de cientistas vai fazer alguns apontamentos e explicar a ciência que está por detrás da comida.

«Vamos servir arroz de cherne e explicar por que é que é melhor usar neste prato determinada qualidade de arroz em relação a outras e o que é que acontece ao peixe quando é cozido», exemplifica.

Vai ser provado que cozinhar bem não é apenas uma questão de intuição ou de «boa mão» para os temperos, mas que um cozinheiro pode obter melhores resultados se for também um cientista «caseiro» e souber quais as alterações físicas e químicas a nível molecular de cada alimento quando sujeito ao calor.

PUB

Relacionados

Últimas