Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dominado fogo em Ourém ao fim de 40 horas

Relacionados

Quase 500 bombeiros mantêm-se no local para evitar reacendimentos

O fogo que lavrava há cerca de 40 horas em Mata, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, foi dominado nesta madrugada, às 02:12, por 457 homens apoiados por 134 veículos, informou a Proteção Civil.

Quase meio milhar de bombeiros mantém-se no terreno para prevenir possíveis reacendimentos, disse à Lusa o comandante distrital de Operações de Socorro de Portalegre.

PUB

«Estão neste momento em trabalhos de consolidação», num dia em que «é esperado o agravamento das condições meteorológicas», sublinhou Belo Costa, que comanda as operações de combate às chamas em Ourém.

«As expetativas que temos, contudo, é de que seja possível manter todo o perímetro dominado», informou, acrescentando que no local os operacionais estão a ser apoiados por 145 veículos.

O incêndio que lavrou durante 38 horas no concelho de Ourém foi marcado por fortes ventos, responsáveis por projeções que dificultaram o trabalho dos bombeiros no terreno, atingindo mais de uma dezena de aglomerados populacionais.

O fogo, que deflagrou no domingo pelas 12:20, foi dado como dominado esta madrugada, pelas 02:12.

O balanço provisório aponta neste momento para a destruição de «cinco habitações, duas barracas e uma fábrica» de plásticos, adiantou na segunda-feira à noite o presidente da Câmara de Ourém, ressalvando, contudo, que para já «a preocupação foi sobretudo em apagar fogos» e não em conferir danos.

O fogo já provocou um morto - um homem de 54 anos, proprietário de um aviário -, queimou duas casas de habitação permanente e algumas devolutas, além de destruir uma empresa de plásticos.

Na segunda-feira, ao início da tarde, a queda de um helicóptero de combate ao fogo em Espite provocou dois feridos ligeiros. O helicóptero bombardeiro pesado Kamov caiu junto do parque de merendas.

PUB

Relacionados

Últimas