Já fez LIKE no TVI Notícias?

Face Oculta chega hoje ao fim

Relacionados

Recorde um dos processos mais mediáticos da justiça portuguesa

Ao fim de quase três anos de julgamento, está marcada para esta sexta-feira a leitura do acórdão no processo Face Oculta.

O caso saiu do anonimato em outubro de 2009, no dia em que foi detido Manuel Godinho, um homem simples que fez fortuna no negócio das sucatas.

PUB

Segundo o Ministério Público, Godinho foi o «engenheiro» de uma rede de corrupção e tráfico de influências ao mais alto nível, com um único objetivo: conseguir o favorecimento das suas empresas nos contratos com o setor empresarial do Estado. Para isso, oferecia dinheiro e carros topo de gama a altos responsáveis.

O «sucateiro» foi o único preso do processo e passou 16 meses em preventiva.

No entanto, as escutas telefónicas entre Armando Vara e o então primeiro-ministro José Sócrates acabaram por ser o momento mais mediático deste processo.

O então vice-presidente do maior banco privado português e ex-ministro socialista tornou-se o rosto mais mediático do processo.

«Nunca recebi presentes do senhor Manuel Godinho, a não ser uma coisa que vinha ontem numa revista quando ele se deslocou a Vinhais e me ofereceu uma caixa de robalos, veja lá», disse Vara.

A acusação garante que não eram apenas robalos. Armando Vara tinha usado a teia de contactos angariada na política e na banca para ajudar as empresas de Manuel Godinho, nomeadamente numa guerra antiga com a Refer, em que recebera como contrapartida 25 mil euros.

PUB

Outro notável, José Penedos, à época presidente da Redes Energéticas Nacionais, foi acusado de favorecer as empresas de Godinho em vários contratos com a REN, sempre intermediados pelo filho, Paulo Penedos, na altura uma espécie de conselheiro do homem das sucatas.

Pela fase de instrução passou um rol de notáveis a testemunhar pelos arguidos, mas isso não impediu o juiz Carlos Alexandre de enviar todos para julgamento. Em novembro de 2011, 34 pessoas e duas empresas, entre eles quadros de REN, Refer, EDP Imobiliária e Galp começaram finalmente a ser julgados em Aveiro.

«Sou inocente desde o primeiro dia. Esta acusação é para mim uma surpresa gigantesca», garantiu José Penedos.

«Já disse que tem uma componente política muito grande e um certo romancismo também, há assim uma certa veia romancista da parte da acusação, mas enfim», completou Vara.

Manuel Godinho remeteu-se ao silêncio dentro da sala, mas cá fora admitiu à TVI que ouvir-se nas escutas telefónicas ainda foi o pior disto tudo: «Às vezes saem coisas que não deveriam sair, excesso de confiança que há entre as pessoas».

PUB

Confiança havia certamente entre Armando Vara e Sócrates. O então primeiro-ministro acaba acidentalmente escutado a falar com o investigado Vara e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça mandou destruir as escutas.

O juiz de Aveiro executou a ordem à tesourada e a defesa de Paulo Penedos insistiu que destruir escutas implica matar todo o processo. «Não nos conformamos com a destruição da prova neste processo», lamentou o advogado Ricardo Sá Fernandes.

Ao fim de quase três anos de julgamento, o Ministério Público pediu a condenação para todos e penas efetivas para 16, incluindo Vara, José e Paulo penedos. Mas é para o chamado «arquiteto» da rede criminosa, Manuel Godinho, acusado de 60 crimes, que o procurador pede a pena mais pesada: 16 anos de cadeia.

PUB

Relacionados

Últimas