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Linha Saúde 24 reduz 42 mil urgências hospitalares

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Em sete meses o serviço recebeu mais de 214 mil chamadas de utentes

Mais de 42 mil idas às urgências hospitalares foram evitadas desde o arranque da Linha Saúde 24, em Abril deste ano. A subdirectora-geral de Saúde defende que o serviço telefónico contribuiu para que menos portugueses fossem às urgências em 2007.

«Parece haver ligação entre o surgimento da linha e esta tendência de descida no acesso às urgências, por causa da alteração de intenção revelada pelos utentes no final das chamadas», disse a subdirectora-geral de Saúde Filomena Parra numa conferência de imprensa sobre o balanço da Linha Saúde 24.

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A responsável revelou que entre Janeiro e Outubro deste ano houve uma redução de 60 mil utentes no acesso às urgências hospitalares do Sistema Nacional de Saúde (SNS), face ao mesmo período do ano anterior.

«Em sete meses de funcionamento conseguimos uma redução da pressão sobre as urgências hospitalares e uma qualificação no acesso aos cuidados de saúde», afirmou esta manhã o administrador-delegado desta linha telefónica, Ramiro Martins.

Até 29 de Novembro, a Saúde 24 recebeu 180 mil chamadas relativas a triagem, aconselhamento e encaminhamento dos utentes, num total de 214 mil.

«Antes de serem atendidos pelos técnicos de saúde, mais de metade dos utentes tinham a intenção de se dirigirem a uma urgência hospitalar. No final da chamada, depois de devidamente aconselhados pelo serviço, apenas metade decidiram de facto fazê-lo», contou Ramiro Martins.

O número de contactos para a Linha Saúde 24 é feito maioritariamente por mulheres, entre os 20 e os 40 anos, «muitas ligam não por elas, mas pelos filhos». Nos últimos meses, revelou Ramiro Martins, o serviço tem vindo a ser procurado por cada vez mais idosos.

A médio prazo, adiantou Filomena Palha, a Linha Saúde 24 irá ter à disposição dos utentes um serviço de marcação de consultas para o SNS.

Actualmente, quem telefona para o 808 24 24 24 pode ver esclarecidas as dúvidas que tenha em relação a sintomas e receber informações gerais sobre saúde pública, ou saber qual é o centro de saúde da zona onde reside.

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