Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tabaco: já há sanções

Relacionados

Levantados dois autos por incumprimento da lei. Proprietário de café chamou GNR porque cliente recusava apagar o cigarro. Queixoso acabou multado. Lei prejudicou passagem de ano «Hotel 100 por cento livre de fumo, boa tarde» Presidente da ASAE «apanhado» a fumar

Pelo menos dois autos foram levantados devido ao incumprimento da nova legislação sobre o tabaco, que entrou em vigor terça-feira e proíbe o fumo em recintos fechados, refere a Lusa.

A PSP de Aveiro anunciou hoje ter levantado um auto depois de ter sido chamada a um estabelecimento na cidade.

PUB

No entanto, aquela força policial não quis explicar as circunstâncias do caso, nem se o auto formal foi levantado sobre o proprietário ou sobre o fumador.

Além deste caso, os agentes do Comando Distrital de Aveiro da PSP foram chamados para outras situações, mas não foi levantado qualquer auto formal, acrescentou a mesma fonte.

Cliente recusou apagar cigarro

Outro auto foi levantado no Algarve, terça-feira, pouco antes de almoço, quando o proprietário de um café da Fuzeta, concelho de Olhão, chamou a GNR para autuar um cliente que se recusava a apagar o cigarro.

Chegada a patrulha, o prevaricador e seus cigarros já tinham partido e o dono do café não conseguiu identificá-lo para posterior autuação.

Contudo, os militares da GNR acabaram por multar o dono do estabelecimento, porque não tinha colado os obrigatórios dísticos de proibição de fumar.

«Se ainda estivesse no café, o próprio fumador poderia sempre ter alegado que não sabia se era proibido ou não fumar, porque nada o indicava naquela casa», enfatizou uma fonte da GNR.

Contactadas a GNR e a PSP nos diversos distritos do país, mas não obteve até ao momento informação de qualquer outra situação.

A lei do Tabaco, que proíbe o fumo nos serviços da administração pública, restaurantes, bares, discotecas ou centros comerciais, entrou em vigor às 00:00 do dia 01 de Janeiro.

PUB

Relacionados

Últimas