Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Proibido fumar» resultou

Relacionados

No primeiro dia útil de vigência da lei anti-tabaco, as novas regras foram aplicadas de forma «pacífica» em restaurantes, cafés e num centro comercial de Lisboa. Não houve queixas nem transgressões. E o leitor, considera que a lei vai ser respeitada? Já presenciou incumprimentos? Presidente da ASAE «apanhado» a fumar

A proibição de fumar estava esta quarta-feira de manhã, no primeiro dia útil de vigência da nova lei do tabaco, a ser aplicada de forma «pacífica» em restaurantes, cafés e num centro comercial na zona de Benfica, em Lisboa, escreve a Lusa.

Com os dísticos de «proibido fumar» bem visíveis nas principais entradas, o respeito pelas novas regras sobre o fumo foi o sentimento dominante entre os clientes da pastelaria Talismã, em Benfica.

PUB

«As pessoas respeitam a proibição, ninguém tentou fumar e não houve queixas. As reacções têm sido muito educadas, o que de certa forma me surpreendeu», disse Alfredo Figueiredo, o gerente da pastelaria.

No primeiro dia útil de aplicação da nova legislação, que proíbe o fumo em locais fechados de utilização colectiva, Alfredo Figueiredo notou contudo o caso de um cliente habitual que costumava sentar-se para beber café e ler o jornal e que hoje tomou café ao balcão e saiu, reduzindo, assim, a despesa.

Ao lado, no vizinho centro comercial Fonte Nova, tão pouco há registos de tentativas de fumar e, segundo Carla Anjos, da recepção do centro, nos dois dias em que a lei está em vigor, os três vigilantes que garantem a segurança do centro não foram chamados uma única vez a intervir por causa deste assunto.

De cigarro apagado na mão, um utente do centro comercial que recusou identificar-se, condenou o facto de a lei não prever a existência de zonas exclusivas para fumadores e lamenta que as novas regras lhe venham «roubar» o prazer de beber uma bica e fumar um cigarro.

No mesmo sentido, João Teixeira, 66 anos, fumador desde os 15, aplaude a legislação, mas critica o «timing» de entrada em vigor das novas regras. «A lei devia entrar em vigor hoje para toda a gente e não como foi feito. Até à meia-noite de dia 31 de Dezembro podia fumar-se, depois da meia-noite já não se podia e o que é que aconteceu ao fumo que já estava nas salas?!», questionou.

PUB

Relacionados

Últimas