Já fez LIKE no TVI Notícias?

Torres Vedras: urgência pediátrica sem pediatras

Relacionados

Hospital está a recrutar especialistas através de empresas

O Centro Hospitalar de Torres Vedras está a recrutar pediatras através de empresas como forma de assegurar o serviço de urgência pediátrica o qual, por falta de médicos, já esteve para encerrar na última semana do ano, noticia a Lusa.

«Fizemos um aviso para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) de que poderíamos encerrar na última semana de Dezembro, mas felizmente conseguimos resolver a situação», disse hoje o presidente do conselho de administração do hospital, José Mateus.

PUB

O responsável hospitalar explicou à Lusa que a empresa a quem o hospital recrutou os especialistas para a urgência pediátrica «também não tinha médicos» nesta altura do ano, pelo que o problema se resolveu depois do hospital procurar outra empresa, a quem adjudicou o serviço por ajuste directo.

José Mateus alertou ainda para o agravamento dos problemas resultantes da falta de médicos caso três dos sete médicos do serviço optem por ser reformar no primeiro semestre deste ano.

«O que significa que a curto prazo praticamente toda a urgência de pediatria terá que ser assegurada por meios externos» adiantou o responsável. José Mateus referiu ainda que esta será uma situação que «irá implicar um grande esforço financeiro da instituição porque os honorários são difíceis de suportar».

A urgência pediátrica «funciona com muita dificuldade e estamos a fazer o possível e o impossível para resolver essa situação. Não podemos aceitar que a pediatria esteja em perigo de encerrar e lutaremos de todas as maneiras para corrigir esta situação», assegurou.

O administrador disse ainda que aguarda por uma «definição» do Ministério da Saúde sobre o futuro do hospital, salientando que «está dependente dos resultados de um estudo encomendado pela tutela ao professor Daniel Bessa» sobre a rede hospitalar da Estremadura/Oeste.

A Lusa contactou o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa para saber se será reforçado o número de médicos na pediatria mas António Branco solicitou o envio das questões por e-mail, mas às quais ainda não deu resposta.

PUB

Relacionados

Últimas