Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escutas: PGR esclarece que não abriu inquérito

Relacionados

Pinto Monteiro diz que apenas arquivou o caso das escutas

A Procuradoria-Geral da República esclareceu à TVI que Pinto Monteiro decidiu o arquivar o caso das escutas sem abrir qualquer inquérito.

Face Oculta: PGR arquiva escutas de Sócrates

PUB

De acordo com resposta oficial do gabinete, «o Procurador-Geral da República decidiu que não existem, no conjunto dos documentos examinados, elementos de facto que justifiquem a instauração de processo criminal», o que, pode ler-se na mesma resposta oficial, «significa que não foi instaurado qualquer inquérito».

Entretanto, o vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai prestar terça-feira «esclarecimentos» sobre a polémica relativa à destruição das escutas telefónicas do processo Face Oculta que envolvem o arguido Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates.

Segundo adiantou à Lusa fonte do CSM, o juiz conselheiro Ferreira Girão vai prestar «esclarecimentos à comunicação social» sobre o assunto no final da reunião plenária do CSM marcada para terça-feira.

Em causa estão alegadas divergências do juiz de instrução do processo Face Oculta, António Costa Gomes, relativamente à decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha do Nascimento, que determinou a destruição de seis escutas, que declarou nulas.

PUB

«PGR tem o dever social de esclarecer os portugueses»

Segundo a imprensa, o juiz de instrução de Aveiro entende que o juiz conselheiro Noronha do Nascimento não tem competência para interferir nos actos por si praticados naquele processo, pois os seus actos apenas podem ser avaliados e alterados em sede de recurso.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, conselheiro Luís António Noronha do Nascimento, preside por inerência ao Conselho Superior da Magistratura.

PUB

Relacionados

Últimas