Já fez LIKE no TVI Notícias?

PS acusa Ferreira Leite de falta de «cultura democrática»

Relacionados

Alberto Martins reage a declarações da líder do PSD

O PS acusa a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, de revelar ausência de cultura democrática e cívica quando pergunta se não seria bom haver seis meses sem democracia para pôr tudo na ordem no país, informa a agência Lusa.

Alberto Martins manifestou o «repúdio veemente» dos socialistas, considerando que as palavras de Manuela Ferreira Leite «são anti-democráticas, reveladoras de uma cultura autoritária e de ausência de cultura cívica».

PUB

Ferreira Leite «propõe» fim da democracia

«A democracia não pode ter intervalos de seis meses. O contrário da democracia é a ditadura - e só quem não sabe o que foi a ditadura pode admitir intervalos lúcidos para a democracia», contrapôs o líder da bancada socialista.

De acordo com Alberto Martins, estas declarações «inaceitáveis» da líder social-democrata surgem na sequência «de atitudes anteriores que têm já um traço muito significativo».

«A suspensão de um deputado [do PND] na Madeira, as declarações xenófobas sobre ucranianos e cabo-verdianos, a insensibilidade social com o aumento do rendimento mínimo e silêncio cúmplice com o Banco Português de Negócios são traços distintivos de uma atitude não democrática e não responsável por parte da líder do PSD», acusou Alberto Martins.

Confrontado com a hipótese de Manuela Ferreira Leite estar apenas a usar a ironia quando se referiu a um hipotético período de seis meses sem democracia, o presidente do Grupo Parlamentar do PS reiterou as suas críticas: «Não há ironia quando se apela a uma ideia de interrupção da democracia. A democracia custou muito a construir aos portugueses, é uma ética e uma técnica, uma forma de Governo e um conjunto de valores - e um dos valores essenciais é o da liberdade».

PUB

Relacionados

Últimas