Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR fecha 108 postos

Relacionados

Algumas localidades passam para a PSP, outras ficam sem polícia

A reforma das forças de segurança arranca até ao fim do ano. Segundo o JN, a regulamentação das leis orgânicas está em fase adiantada de negociação, os quadros orgânicos e malhas das duas forças quase desenhados e algumas movimentações territoriais marcadas para Dezembro.

Segundo o jornal, as transferências de competências entre a GNR e a PSP nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, que estavam pendentes desde Abril, começam a ver-se no dia 14 do próximo mês. E o JN avança um exemplo: na Brigada 2 (em Lisboa) já existe uma directiva interna, dando conta que a partir dessa data, a PSP vai ocupar os postos.

PUB

Ficará finalmente concluída uma primeira fase de mudanças que contemplou, em Abril, o ajustamento de jurisdições nas chamadas «freguesias partilhadas» rurais e a entrega à GNR da cidade de Fátima, S. Martinho do Porto e S. Pedro de Moel.

Um segundo nível decorre da aplicação das leis orgânicas das duas forças. E há ainda mudanças territoriais decorrentes da reconfiguração de postos, mais visível na GNR. Segundo o Correio da Manhã, A GNR vai abandonar 108 postos. 81 localidades deixam de ter postos, mas continuam na jurisdição da GNR. Os restantes 27 serão entregues à PSP.

No caso da PSP, que tem uma implantação mais urbana, não haverá tantos reajustamentos geográficos, mas ainda assim estão previstas algumas deslocalizações, fusões e criações de esquadras. Algumas já previstas mas sem existência legal, como é o caso de Camarate (Loures), onde a construção já foi iniciada.

PUB

Relacionados

Últimas