Já fez LIKE no TVI Notícias?

IC2 cortado devido a derrame de matéria inflamável

Derrame foi provocado por «travagem» de uma viatura pesada que «transportava cerca de mil litros de resina destinada ao fabrico de cola branca»

Notícia atualizada às 20:12

O derrame de resina no IC2 junto ao cruzamento da Boa Vista, em Leiria, vai manter a circulação da via intransitável mais duas horas, informou fonte da GNR à agência Lusa, às 19:45.

PUB

O chefe da Divisão de Proteção Civil e Bombeiros, Artur Figueiredo, explicou que o derrame foi provocado por uma «travagem» de uma viatura pesada que «transportava cerca de mil litros de resina destinada ao fabrico de cola branca».

O responsável adiantou à Lusa que o veículo derramou «cerca de 500 litros» da matéria «ao longo de 300 metros», alertando que se trata de uma «matéria inflamável e irritante para as vias respiratórias».

«Até analisarmos a situação e verificarmos a perigosidade, interditamos o acesso da via», acrescentou.

Os bombeiros municipais deslocaram-se ao local com «uma equipa de equipamentos de intervenção em matérias perigosas», que procedeu à «contenção da cola, que estava a correr para os taludes e terrenos agrícolas».

Artur Figueiredo referiu ainda que foi solicitada a colaboração de uma empresa especializada para iniciar a limpeza da via.

«Temos trabalho para várias horas e amanhã [sexta-feira] voltamos a limpar os terrenos», acrescentou o chefe da Divisão de Proteção Civil e Bombeiros.

PUB

O derrame da matéria inflamável obrigou a GNR a cortar o trânsito nos dois sentidos, estando a circulação automóvel no IC2 a ser desviada nos cruzamentos Norte e Sul da Boa Vista para dentro da freguesia.

«Já pedimos a colaboração da Câmara de Leiria para desligar os semáforos para facilitar o escoamento do trânsito», informou o comandante do destacamento de Trânsito da GNR de Leiria, João Amorim, revelando que existem já cerca de quatro quilómetros de fila a Norte e a Sul do IC2, junto à zona do derrame.

Segundo o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR, a limpeza da via está a processar-se de forma mais intensa numa das faixas de rodagem, de modo a permitir a abertura de uma das vias o mais rápido possível.

«Só quando for aconselhado pela empresa de limpeza é que permitiremos a abertura da via ao trânsito. Estimamos uma demora de cerca de 02:30», disse.

A GNR aconselha a quem viaje no IC2 nos sentidos Lisboa ou Porto, que siga os itinerários alternativos: «Deverá optar pela autoestrada ou pela Estrada Nacional n.º 109».

No local estão seis homens e dois veículos dos Bombeiros Municipais de Leiria, uma viatura da empresa AmbiPombal, a Estradas de Portugal e a GNR, informou ainda fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

PUB

Últimas